Sabe aquelas cenas divertidas que não entram na produção do vídeo final? Tropeços nas falas, gargalhadas fora de hora, improvisos que viram piada interna? O making of é tudo que acontece de mais espontâneo nos bastidores, geralmente rendendo boas risadas. Mas o making of vai muito além do humor: ele é capaz de revelar detalhes técnicos, curiosidades do set e todo esforço necessário para uma produção audiovisual impecável. O making of carrega a alma do projeto. É ali que vivem a emoção, o suor e a verdade de tudo que foi construído. Em um tempo em que o público valoriza o que é real, imperfeito e humano, mostrar os bastidores é uma forma poderosa de dizer: “nossa marca tem história, tem gente dedicada e tem coração”.
Making of é tudo aquilo que acontece por trás das câmeras: montagem de cenário, acertos de luz, ajustes de figurino, testes de som, trocas de ideias entre equipe e elenco, momentos de descontração e até os replanejamentos de última hora quando algo sai diferente do previsto. O making of registra o passo a passo, erro a erro, conquista a conquista.
O making of vai muito além de simplesmente registrar os bastidores, é uma forma de celebrar a jornada até o resultado final. Dos imprevistos aos improvisos, das soluções criativas aos momentos de descontração, tudo isso faz parte da magia da produção audiovisual. Mostrar esse lado não diminui em nada o brilho da entrega final. Pelo contrário: humaniza o processo, gera empatia e cria conexão real com o público. Mais do que um “extra”, o making of pode ser uma excelente estratégia de divulgação. Investir um tempo para captar esses bastidores é uma forma inteligente de amplificar o alcance do projeto e dar ainda mais vida à produção. Confira alguns bons motivos para registrar e divulgar o making of:
Todo mundo adora ver um bom making of, especialmente quem é fã, curioso ou apaixonado pelo universo das produções audiovisuais. Se você quer gerar ainda mais valor para o projeto, criar identificação com diferentes públicos e adicionar uma nova camada à narrativa principal, registrar os bastidores pode ser uma ótima solução. Confira na prática como se beneficiar criando um bom making of.
Se você está trabalhando em um grande projeto, seja um filme, campanha publicitária, websérie, videoclipe ou documentário, mostrar o making of ajuda a valorizar o esforço da equipe, além de servir como teaser, gerar expectativa e aumentar o interesse pelo resultado final. Confira algumas 5 dicas valiosas de como usar o making of:
O significado da expressão “making of” vem do inglês e é composto pelas palavras “making” (fazendo, criação) e “of” (de).
A tradução literal para o português seria algo como “fazendo de” ou “processo de fazer”, mas o termo é usado para se referir a tudo que acontece por trás das câmeras.
Existe making of para tudo: filmes, campanhas publicitárias, novelas, ensaios, eventos, vídeos e muito mais. O making of pode assumir diferentes formas, dependendo do universo em que está inserido. Confira alguns dos tipos mais comuns:
Mostram erros de gravação, bastidores de cenas icônicas, processo criativo dos diretores e roteiristas, além da convivência entre os atores e a equipe técnica.
Em campanhas publicitárias ou vídeos institucionais, o making of acompanha o desenvolvimento da ideia, reforçando o profissionalismo da entrega final.
Na fotografia, o making of registra a preparação do cenário, a escolha dos looks, os testes de luz e a interação entre fotógrafo e modelo.
Capturam desde os ensaios até os momentos de descontração no estúdio, bastidores da produção e aquela vibe única entre músicos e produtores.
O making of da noiva é quase um ritual. Mostra os momentos de preparação, a maquiagem, o vestido sendo ajustado e tudo que antecede a cerimônia.
Se você já se confundiu na hora de escrever "making of", fique tranquilo — você não está sozinho! Essa expressão em inglês significa literalmente “fazendo de” ou “como foi feito”.
Todas essas formas são erros comuns, resultado de tentativas de "aportuguesar" o termo ou de digitação no impulso. Resumindo o correto é “making of”. Tudo que tiver “off”, “makinf”, “makeing”, “mayk”, entre outras variações malucas está errado.
Criar os melhores vídeos não é fácil. Exige técnica, criatividade, atenção aos detalhes e, claro, muita experiência. É por isso que, na hora de escolher a melhor produtora de vídeos corporativos, vale confiar em quem já está há mais de 20 anos no mercado. Aqui na DP2 você pode pedir para refazer quantas vezes quiser até ficar exatamente como imaginou.