Em qualquer profissão existem fatores em comum que determinam o quão longe e bem sucedido uma pessoa será no ofício escolhido. Para obter sucesso como editor de vídeo, não é diferente, o profissional precisa possuir algumas qualidades que o diferencie em um mercado tão competitivo e consiga o destaque necessário para ter seu trabalho reconhecido.

Para trilhar esse caminho, o editor de vídeo tem que tomar algumas decisões ao longo da carreira, como escolher o segmento e os tipos de vídeos que deseja editar, a forma de trabalho, como freelance, ou um emprego fixo com um planejamento financeiro bem definido.

Contudo, essas escolhas podem diminuir as suas opções, um editor de vídeos especialista em animação, vai conseguir menos projetos que um profissional que além de animação, é bom em trilha sonora e motion graphics, por exemplo.

As decisões tomadas no início da carreira vão ser determinantes para o seu sucesso como editor de vídeo. Veja a seguir algumas dicas para te ajudar nesse caminho:

Como Obter Sucesso Como Editor de Vídeo?

1.Estude

Teoria é muito importante, o mercado de edição de vídeos é muito dinâmico. As tendências surgem a todo momento e os programas de edição estão sempre sendo atualizados. Por esse motivo é essencial manter-se sempre curioso e estudando, bons editores são curiosos e amam o que fazem, portanto sempre estão aprendendo.

2.Seja Bom Contador de História

Se você está procurando alcançar sucesso como editor de vídeo muito provavelmente já ouviu o termo “storytelling”, que em tradução literal significa “contador de história”. Quanto melhor você for contando uma história através do seu vídeo, com música, efeitos e etc, melhor editor de vídeo você será.

3.Ser um Escultor

Um vídeo também é uma obra de arte e o editor é o seu escultor. Um bom escultor, pega o bloco de pedra inteiro e vai retirando as partes que não lhe interessam, restando apenas o fundamental. A editoração é muito similar, você terá um vídeo bruto e terá que selecionar o que for mais relevante, tirando os excessos, para criar a obra final.

4.Visualize

Parte primordial da criação de um vídeo é a visualização, ter a habilidade de fechar os olhos e ver como quer que o produto final se pareça é muito importante, pois você saberá melhor o que fazer com suas fontes disponíveis.

5.Domine as Ferramentas de Edição

Ser um bom visualizador perde a sua importância caso você não domine os programas de editoração. Afinal, o que adianta ter todo o vídeo visualizado em sua cabeça se você não conseguir colocar em prática?

6.Use as Músicas Apropriadamente

A trilha sonora dita o ritmo do trabalho. Saber com precisão qual tipo de música se adéqua melhor a determinada cena ajuda na fluidez e na naturalidade do vídeo. Ajustar o volume às cenas também é importantíssimo, para manter a linearidade entre as mudanças da história contada

7.Resolva os Problemas

Preparar um produto audiovisual não é uma tarefa simples. Parte da magia está nisso, resolver os pequenos quebra-cabeças que a editoração pode lhe apresentar são cruciais para seu crescimento profissional, afinal é “errando que se aprende”.

8.Evite Erros Comuns

Os erros vão acontecer, mas muitos podem ser evitados. No corte de cena, por exemplo, assista a cena quantas vezes forem necessárias, isso facilita na hora de escolher o melhor momento para o corte. Familiarizar-se com seu conteúdo facilita muito a sua edição.

9.Estruture os Vídeos e Idéias

Criar uma rotina de estruturação para o vídeo e as ideias que surgirem é ótimo para nortear os passos do seu planejamento. Muitas informações passam despercebidas após o planejamento inicial. Crie um padrão de estruturação ao qual se identifique para ajudar a manter o mesmo fluxo de trabalho e ideias ao longo da editoração.

10.Mantenha Atenção do Espectador

Um dos maiores desafios para qualquer tipo de vídeo em qualquer plataforma é manter o espectador interessado em seu conteúdo. Isso também é uma das funções do editor de vídeo. Algumas técnicas simples auxiliam, como trocar as cenas regularmente enquanto um assunto é abordado, ou usar técnicas como o “zoom in” e “out” para mudar a perspectiva da visualização. Abusar dos ângulos também é uma ótima saída.