A criatividade é inata ao ser humano, as ideias criativas tendem a surgir geralmente em situações novas, princípio do qual a publicidade parte.

Em frente a necessidade de inovar, os profissionais criam novas tendências, novos conceitos e reescrevem a forma de fazer comerciais, e direcionar propagandas criativas para o público alvo também é outro desafio que estes profissionais enfrentam. Por isso a criatividade no mundo dos negócios é vital, mesmo não sendo uma tarefa simples.

A maneira mais eficaz para atingir o público alvo é através da criação de uma persona, que nada mais é que a síntese do comportamento do seu consumidor ideal, “personagens” criados com base em pesquisas. É importante também verificar como a sua concorrência direta está trabalhando com o assunto que você deseja abordar, pois com esses dados é possível definir o tipo de linguagem que será usado no seu projeto audiovisual.

A seguir, listaremos algumas produções que ficaram marcadas pela inovação e criatividade, confira nossas 10 dicas de propagandas criativas:

1.Pipoca Com Guaraná (Guaraná Antártica) – 1991

2.Liberte sua Fome com Vovó Palmirinha

3.Na Cama com Pijama

4.Brahma – Tartaruga

5.Nissan Frontier – Cavalgada dos Pôneis Malditos

6.Twix – Biscoito, Caramelo e Chocolate

7.Dove Retratos da Real Beleza – Você é mais Bonita do Que Pensa

8.Volvo Trucks – The Epic Split feat. Van Damme (Live Test)

9.Always – Like a Girl

10.McDonald’s – Big Mac

Vale ressaltar que a relevância e inovação de um comercial é efêmera, vai de acordo com o contexto da época, contudo os conceitos criados são o embasamento para novas criações, por isso as dicas de propagandas criativas listada contempla tantas épocas diferentes.

Essas 10 dicas de propagandas criativas, é direcionada para diversos públicos, porém com pontos em comum, sempre pensando em um público alvo (persona), jovens, adultos, homens e mulheres. São propagandas criativas, em vídeo, para televisão (normalmente mais curtas) e internet (que possui mais liberdade de tempo).

Não são todas as pessoas que têm ideias inovadoras com a mesma facilidade que respiram, por isso a criatividade também deve ser exercitada como por exemplo:

  • Trocar ideias como em um brainstorming fomenta um esboço que pode se tornar algo completo, contudo se não houver uma equipe para fazer o exercício, tente um brainwriting, que é uma versão “solitária” do original.
  • Tente transformar uma música em um projeto de decoração, pode parecer estranho, porém colocar uma equipe para “traduzir” a sensação de um música em algo concreto é um ótimo exercício para fomentar a criatividade.
  • Veja um filme curto, ouça uma música, ou mude de ambiente, são atitudes que também podem clarificar as ideias.

Em suma, como falamos anteriormente, criar trabalhos desse nível não é fácil, é necessário além de criatividade, recursos e competência para transformar uma ideia em realidade. Por isso o trabalho de uma produtora como a DP2 é extremamente importante. A produtora de vídeos reúne todas as qualificações para pensar e estruturar sua propaganda criativa da forma como você imaginou e se não imaginou, não tem problema pois nossos profissionais imaginam por você.