Explicar assuntos de alta complexidade é uma atividade de grande importância em diversos segmentos, seja para uma escola, treinamento de funcionários ou apenas para a apresentação de um determinado plano de ação, contar com os vídeos explicativos animados é o melhor modo de garantir a compreensão de todos.

Ao optar pelos vídeos explicativos animados o produtor de conteúdo pode utilizar uma grande variedade de opções que não estão presentes em outros métodos que contam com atores reais bem além de ser um excelente método de se incrementar cenas e cálculos apresentados.

10 Dicas de Como Criar Vídeos Explicativos Animados com Excelência

  • 1.Crie um Storyboard – O storyboard é um elemento essencial para a criação de qualquer tipo de vídeo ou filme, onde todo o conteúdo é planejado para facilitar os processos de edição e filmagem.
  • 2.Opte Sempre Pelas Novas Tecnologias – As tecnologias para gravação e edição de vídeos estão em constante evolução, e optar pelas tecnologias mais novas como câmeras de alta resolução e computação gráfica permite que os vídeos sejam criados com uma qualidade superior.
  • 3.Escolha ou Alterne entre Animação 2D e 3D – Cada estilo de animação reúne uma série de diferentes características e podem ser utilizados conforme os gostos ou necessidades do produtor, sendo especialmente úteis ao representar conceitos de alta complexidade.
  • 4.Contrate Profissionais Capacitados – Para garantir o sucesso de uma produção é necessário contar com um amplo conhecimento do segmento, e contar com profissionais altamente capacitados e experientes é o melhor modo de evitar falhas e erros.
  • 5.Não Faça Vídeos Muito Longo – A capacidade de absorção de informações bem como a atenção dos espectadores é limitada, de modo que quanto menor a duração do vídeo, melhor será a capacidade de retenção do conteúdo apresentado tanto para adultos quanto para crianças.
  • 6.Edite os Vídeos Cuidadosamente – Durante a filmagem ou aplicação de efeitos especiais pode ocorrer erros ou falhas, e uma boa edição é capaz de eliminar estas falhas e aumentar consideravelmente a qualidade do vídeo.
  • 7.Tenha em Mente o Compartilhamento de seu Vídeo em Mídias Sociais – Criar vídeos com foco nas redes sociais é outro excelente método de garantir um grande alcance, pois estes sites e aplicativos reúnem milhões de pessoas que podem acessar seu conteúdo e interagir com o vídeo.
  • 8.Estabeleça um Orçamento Adequado – Muitas empresas desejam efetuar a criação de um vídeo sem fornecer uma quantidade de recursos financeiros apropriadas para custear a infraestrutura e profissionais, de modo que contatar um profissional é o melhor modo de decidir a quantidade de recursos ideal.
  • 9.Crie Vídeos com Base em seu Público-Alvo – A linguagem do vídeo também é de grande importância para o aprendizado, de modo que explicar o conteúdo em uma linguagem voltada ao público-alvo é uma excelente alternativa para facilitar este processo.
  • 10.Facilite Representações Matemáticas – Gráficos e representações visuais são uma excelente escolha para a criação de vídeos explicativos animados pois tornam possível compreender melhor os valores que estas funções matemáticas representam bem como o seu impacto em aplicações práticas.

Qual é a Melhor Opção Para Obter Vídeos da Mais Alta Qualidade?

Contar com uma grande produtora de vídeos como a DP2 Comunicação é a escolha definitiva para todos os tipos de vídeos, sejam eles explicativos, para marketing ou redes sociais, a ampla infraestrutura e quadro de funcionários qualificados é essencial para garantir que seu vídeo seja um sucesso.

Optar por empresas com o menor gasto de recursos nem sempre é a melhor alternativa, pois para que estes custos sejam reduzidos a qualidade do vídeo também sofrerá perdas, o que consequentemente reduz o seu impacto positivo e pode comprometer o sucesso do processo de aprendizado.