No mercado cinematográfico, há uma grande quantidade de tipos de animações, sendo produzidas conforme o seu público-alvo, que, ao contrário do senso comum, não está limitado ao público infantil, sendo extremamente utilizado em diversos outros segmentos como vídeos educativos e marketing.

Escolher os tipos de animações mais adequados para seu objetivo é um processo importante, seja para aumentar a quantidade de lucros que esta animação será capaz de proporcionar aos produtores ou para tornar os conceitos mais fáceis de se compreender, uma boa escolha de tipo pode causar um imenso impacto no sucesso dos vídeos.

10 Principais Tipos de Animação

  • 1.Animação Quadro a Quadro – – Este é o método mais comum e antigo de se criar animações, sendo desenhadas a cada quadro para garantir que os movimentos dos personagens e objetos sejam extremamente fluidos, e pode resultar em um maior tempo de produção que outras alternativas
  • 2.Animações em 3D – O mais moderno método de animação é capaz de tornar o processo consideravelmente mais rápido e cômodo para todos os envolvidos, pois após a criação dos modelos tridimensionais dos objetos e personagens, a sua animação torna-se mais rápida e fácil.
  • 3.Stop Motion – Este método requer uma quantidade maior de tempo para a criação de cada vídeo, pois todos os quadros do vídeo são gravados individualmente, tirando fotos dos bonecos e cenários utilizados para depois serem juntos através de ferramentas de edição.
  • 4.Rotoscopia – A captura de movimentos de atores reais é um das melhores técnicas para dar total fidelidade em um vídeo, esta técnica é utilizada há anos para animações de diferentes tipos de animação, especialmente em obras onde é necessário dar uma maior intensidade para os personagens.
  • 5.Animação em 2D – Um dos mais modernos métodos de animação utiliza ferramentas de computador para diminuir drasticamente a quantidade de trabalho necessária para a criação de um vídeo, onde grande parte dos quadros de animação é feita através da edição de um personagem moldado.
  • 6.Motion Design – Mesclando 2D e 3D, o motion design é uma ferramenta excelente para a edição e produção de animações, pois conta com uma grande variedade de diferentes tipos de gráficos e técnicas.
  • 7.Chroma Key – Diferentemente dos outros tipos de animações, o chroma key torna possível mesclar atores e objetos reais com animações, sendo utilizado em larga escala em obras cinematográficas para cenas onde seria necessário a montagem de cenários altamente complexos.
  • 8.Animações Interativas – A interação com o público é uma barreira para muitos tipos de mídia, porém o uso de vídeos onde o espectador é capaz de efetuar decisões que afetam o decorrer das cenas é um dos tipos de animação mais avançados disponíveis no mercado.
  • 9.Animações Educativas – Dar aulas tornou-se mais fácil através do uso de animações, pois tornam possível explicar na prática uma série de instruções bem como demonstrar os efeitos de fenômenos mecânicos e naturais para assegurar a total compreensão de seus conteúdos.
  • 10. Animações Explicativas – O uso de técnicas de animação para descrever produtos e serviços é uma excelente alternativa para o marketing, pois torna possível demonstrar características que não podem ser notadas facilmente sem o auxílio de ferramentas ou para pessoas que não possuem amplo conhecimento dos produtos.

Porque Usar Diferentes Animações

Um dos principais motivos para se escolher uma determinada animação é o aumento de seu alcance, de modo que contar com uma produtora de vídeos como a DP2 Comunicação é um excelente método de garantir que os tipos de animações adequados para cada segmento sejam selecionadas.

É importante saber que cada estilo de animação requer uma quantidade de tempo e recursos financeiros distintos, o que pode ser um fator determinante na escolha do tipo que melhor se encaixe nas demandas de um cliente.