Ter um roteiro bem elaborado, uma câmera de boa qualidade e um conteúdo atraente para a sua audiência, são condições essenciais para um vídeo bem produzido. Porém parte importante desse processo de produção é a edição de vídeo.

Por mais bem trabalhada que a gravação seja, muito provavelmente haverá pontos em que melhorias serão necessárias, cortes de cenas, inserção de trilha sonora, melhorias no áudio entre outras. Nestes momentos ter habilidades com edição de vídeo é essencial para alcançar um resultado satisfatório. A seguir listaremos 10 do mais utilizados programas para edição de vídeo, com melhor performance para cada tipo de usuário, do iniciante ao avançado.

Programas Para Edição de Vídeos Para Iniciantes

1.Windows Movie Maker

Windows Movie Maker é um dos programas para edição de vídeo mais famosos, normalmente já incluso em computadores com o sistema operacional Windows, é um software simples, ideal para quem está iniciando no ramo da edição.

As vantagens do Movie Maker são o fato dele ser gratuito, ser fácil de usar, servindo tanto para edição de vídeos caseiros, até produções mais profissionais e já vem com mais de 130 efeitos para usar nas edições.

Os contras deste programa é o fato dele ser limitado a máquinas com Windows, trava e bloqueia com frequência (segundo usuários) e não é possível instalar o programa em Windows 10.

2.iMove

O iMovie é um programa para edição de vídeo exclusivo para Macs, com versões para iPhone e iPad, também de uso muito simples possui muitas vantagens de uso.

É possível iniciar a edição em um aparelho Iphone e terminar no Mac, a interface é muito intuitiva, ideal para iniciantes e é possível criar produções em 4k, adicionar efeitos e trilha sonora.

As desvantagens do iMovie é o fato dele ser exclusivo para dispositivos Apple e não suporta arquivos em mp4.

Movica

O último programa da lista de iniciantes é o Movica, um excelente programa para edição de vídeo totalmente compatível com arquivos WMV, FLV e MPG, sendo possível selecionar e apagar diversas partes de um vídeo e ajustar as seleções da forma como preferir.

A maior vantagem do Movica é o fato de possuir inúmeros atalhos para utilização no teclado que facilitam a edição, o maior contra é o fato de não suportar muitos formatos de vídeos.

Programas Para Edição de Vídeo de Usuários Intermediários

4.Camstasia

Muito utilizado entre editores e produtores de vídeos, o Camtasia possui ferramentas ideais para quem produz vídeos educativos como vídeo aulas e tutoriais.

A função de captura de tela é uma das maiores vantagens do Camtasia além de estar disponível tanto para Mac quanto PC. A maior “desvantagem” é o fato de ser gratuito por um período de testes, apenas.

5.Ligthworks

O Lightworks é um programa ideal para quem já tem conhecimento em edição de vídeo, possui muitas ferramentas avançadas que garantem uma edição de alta qualidade.

Este programa é compatível com os principais sistemas operacionais, Windows, Mac e Linux, de acordo com o fabricante é a ferramenta de edição mais rápida do mercado e possui um preço muito acessível.

6.Wondershare – Filmora

O Wondershare é uma ferramenta ideal para qualquer estágio, desde o iniciante até o usuário avançado, pois possui uma interface simples, por isso quem está começando consegue alcançar ótimos resultados.

Este programa é compatível tanto com Mac quanto PC além de possuir versões para Android e IOS e ser possível editar vídeos em 360 graus.

A desvantagem do Filmora é o fato de ser possível criar apenas 10 projetos gratuitamente, depois disso o programa passa a ser pago.

Programas Para Edição de Vídeos Para Usuários Avançados

7.Final Cut Pro X

Considerado um editor de vídeos profissional o Final Cut Pro X é ideal para quem já possui conhecimentos de edição. Possui uma renderização de vídeos muito rápida e é possível editar os vídeos sem estar conectado à internet.

Além disso, o Final Cut mostra efeitos gráficos em tempo real.

A maior desvantagem deste programa para edição de vídeo é o fato de ser compatível apenas com MacOS e o preço dele ser em de aproximadamente de U$ 299,99.

8.Adobe Premiere

O Adobe Premiere é um programa presente no pacote Adobe muito utilizado comercialmente e roda tanto no Apple quanto em Windows, além de ser compatível com diversos programas complementares como o After Effects.

Possui uma grande quantidade de efeitos e adquirindo o pacote Adobe você ainda ganha os outros programas da empresa como Premiere Elementes 15 para iniciante.

Segundo usuários, em comparação com alguns programas como o Final Cut, o Adobe Premiere é mais lento na renderização.

9.HitFilm Express

Este programa de edição é ideal para produção de filmes, possui tanto a versão paga quanto gratuita e ambas são completas. O HitFilm Express é ideal para quem gosta de criar efeitos especiais. O revés deste editor é o fato dele exigir bastante do computador e possuir apenas a versão em inglês.

10.Vegas Pro

Por ultimo, mas não menos importante o Vegas Pro da Sony era um programa desenvolvido para edição de áudio e hoje é uma ferramenta completa para produção de vídeos diversos.

As maiores vantagens do Vegas Pro é a edição não destrutiva, além do fato de possuir uma biblioteca própria de trilhas sonoras, áudios royalities free para edição e efeitos de vídeo avançados.

A principal desvantagem deste programa é o preço, o pagamento único está em torno de R$ 1.800,00.

Edições de Vídeos Pela DP2

A edição de vídeo de qualidade não é um trabalho simples, diversos tipos de produções de vídeos institucionais, comerciais ou animação 2d e 3d requerem muita atenção na pós-produção e muitas vezes para alcançar um resultado satisfatório é importante contar com um auxilio de profissionais.

A DP2 é uma produtora de vídeos profissional, especializada em edição de todos os tipos de produções audiovisual, com profissionais altamente capacitados. Entre em contato conosco para maiores informações.