O chroma key para vídeos é um dos recursos mais utilizados quando para a gravação e edição de vídeos. Se você não sabe o que é isso, se trata de um tipo de efeito que visa compor duas imagens ou dois vídeos em um só, de modo que o fundo de um seja utilizado como o fundo do outro.

Uma explicação mais prática para o chroma key para vídeos é no caso de uma cena de filme em que parece que o ator está em uma praia, por exemplo, mesmo que a cena tenha sido gravada em um estúdio.

Existe uma infinidade de possibilidades que podem ser feitas em um vídeo chroma key, mas para que essa técnica apresente bons resultados, é essencial que ela seja planejada e desenvolvida com o máximo de qualidade possível. Assim, a composição final realmente parecerá uma cena natural.

Melhores Dicas Para Usar o Chroma Key Para Vídeos

Ainda que a explicação tenha sido feita de forma simples, não basta apenas juntar as duas imagens ou vídeos e pronto. Confira agora as melhores dicas para utilizar a técnica do chroma key em seus vídeos e se prepare para gravar uma superprodução!

1 – Prefira um Fundo Verde

Se você já ouviu falar do efeito chroma key, então provavelmente o que vem à sua cabeça é um pano ou uma parede verde, correto?

Isso realmente faz parte, mas o processo não acaba por aí. O fundo verde é mais comumente utilizado porque é uma cor que as lentes das câmeras captam com maior facilidade, assim como o olho humano. Consequentemente, a edição ficará mais fácil e apresentará melhores resultados.

Por isso, para começar, tenha um bom fundo.

2 – Um Fundo Azul Também é Uma Boa Opção

É bastante recomendável que o fundo seja verde para o chroma key para vídeos, mas, na verdade, qualquer fundo com cor sólida pode ser utilizado.

Se a cena a ser gravada contiver algum detalhe ou objeto verde, então o fundo com a mesma não vai ficar legal. Por isso, o melhor é sempre ficar entre o fundo verde e o azul: prefira sempre o verde, mas se a cena tiver essa cor, vá para o azul sem medo.

3 – Utilize um Bom Suporte Para Chroma Key

Geralmente, a opção do tecido é a mais utilizada, por ser mais prática do que ter que pintar uma parede, por exemplo, além de apresentar resultados mais satisfatórios.

Para isso, porém, é bom escolher um bom suporte, para que o tecido fique bem esticado e na posição adequada. É possível encontrar kits já prontos de suporte, com tripés e varão, para que você precise apenas colocar o tecido.

Certamente, os resultados ficarão bem melhores do que outras alternativas, como colar o tecido na parede, por exemplo.

4 – Escolha Uma Boa Iluminação

A iluminação não é tudo para ter um bom vídeo chroma key e nem para vídeos em geral, mas é muito importante para ter um bom resultado.

Reserve um bom tempo para planejar e executar a melhor iluminação possível. Se você não contar com equipamentos profissionais, pode ser preferível se manter próximo a uma fonte natural de iluminação ou até mesmo construir um modificador de luz com uma sacola branca e uma luz de LED.

Com certeza, todo o tempo gasto nessa etapa fará diferença no resultado.

5 – Capriche na Iluminação do Fundo

Depois de ter arranjado um bom fundo, é hora de pensar na iluminação. Afinal, é ela que deixará tudo mais nítido e com a menor incidência possível de ruídos e máxima nitidez.

Comece iluminando o fundo, que é onde o efeito será aplicado. Depois de ter encontrado um bom ângulo de luz, com o mínimo de sombras possível e um balanço equilibrado, passe para a iluminação da pessoa ou objeto que ficará à frente.

6 – Distancie o Sujeito da Cena do Fundo

Depois do ajuste da iluminação do fundo, é hora de pensar na iluminação do sujeito da cena. Este, porém, não pode ficar muito próximo ao fundo, pois senão a iluminação ficará prejudicada.

A distância ideal entre o sujeito e o fundo é entre 2 e 3 metros. Também não é muito bom estar longe demais do fundo, pois senão a cena pode não ficar muito bem enquadrada ou parecer artificial.

Depois do distanciamento, proceda para a iluminação do sujeito. Esse processo é importante para que o resultado fique bem nítido e sem falhas.

7 – Use Uma Boa Câmera

Todos os cuidados tomados para que seu vídeo chroma key seja o melhor possível não surtirão muito efeito se a câmera utilizada for ruim, já que ela não será capaz de captar as imagens com nitidez.

O melhor a se fazer é utilizar uma câmera profissional ou semi-profissional. Se você não tem esses equipamentos, tente descobrir se algum amigo ou parente tem para lhe emprestar.

Se mesmo assim você não tiver conseguido, pode ser utilizada uma câmera digital convencional ou até mesmo a câmera do celular. Para te ajudar, confira nosso tutorial de como fazer um vídeo no celular com qualidade profissional.

8 – Estabilize a Imagem

Um dos preceitos básicos de todos os vídeos é a estabilidade da imagem. Ninguém gosta de assistir a uma cena de um filme ou vídeo em geral se ela estiver tremida e a imagem ficar balançando, a menos que seja algo com um propósito dentro do roteiro.

Por isso, se assegure de que a câmera esteja bem estável, principalmente se ela não tiver o recurso de estabilização de imagem. Apoie a câmera em uma mesa ou outra superfície plana ou, caso necessário, segure-a firmemente com as duas mãos.

9 – Cuidado Para Não Sair da Área do Chroma Key

É preciso que a pessoa que está sendo filmada seja orientada e preste bastante atenção para que não saia da área coberta pelo tecido, parede ou superfície que estiver sendo utilizada para o chroma key.

Isso vai demandar um pouco de treinamento, mas é muito importante se atentar a esse detalhe. Caso contrário, não será possível editar esse erro adequadamente no vídeo e a cena terá que ser cortada, o que certamente não é a intenção.

10 – Certas Cores de Cabelo e Acessórios Demandam Mais Atenção

Pode ser um pouco mais difícil fazer um vídeo chroma key com pessoas de cabelo loiro. Como a cor amarela é bem próxima da verde na roda de cores, pode ser que o cabelo, em alguns momentos, fique um pouco confuso em relação ao fundo.

A mesma coisa pode acontecer com acessórios muito brilhantes e que causem reflexos, como anéis, colares e outras joias. A reflexão da luz pode prejudicar a aplicação do efeito de chroma key.

Boas alternativas são evitar o uso desse tipo de acessório e utilizar um gel magenta caso necessário, que é um produto utilizado para evitar que o cabelo se confunda na hora da aplicação do efeito. Isso acontece porque a cor magenta é a oposta da cor verde na roda de cores.

11 – Grave Quantas Vezes For Necessário

Já dizia o velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Ela se aplica perfeitamente ao uso do chroma key para vídeos.

Se você perceber que a filmagem não ficou muito legal ou se aconteceu alguma coisa que você não esperava, grave de novo, e de novo, até que você tenha um ótimo vídeo. Cada minuto de dedicação servirá para ter um resultado ainda melhor e mais satisfatório.

12 – Utilize um Bom Editor de Vídeo Grátis

O editor de vídeo é o software que fará a parte digital da coisa. É ele que realmente trará vida e emoção à cena que você tanto planeja. Consequentemente, escolher um editor ruim pode colocar tudo a perder.

Existem alguns editores de vídeo gratuitos para chroma key que podem te atender bem, como os seguintes:

  • Wax: esse software é um pouco antigo e simples, mas oferece a função de edição de chroma key, que é o que você precisa.
  • iMovie: se você tem um Mac, então você tem o iMovie, que é um software da Apple bem interessante. Muita gente o usa profissionalmente, e o chroma key é uma de suas muitas funções.
  • VSDC Free Video Editor: além do recurso de chroma key, você encontrará outras opções bem legais nesse programa, como transições, efeitos de áudio e outros.

13 – Editores Pagos Oferecem Mais Recursos

Existem editores pagos que oferecem uma gama ainda mais vasta de recursos, como o Vegas Pro e o Final Cut Pro (funciona apenas no Mac).

Embora o investimento seja um pouco salgado, pode ser a solução ideal para o chroma key para vídeos profissionais. Depois de um tempo, o programa já terá sido pago pelo retorno obtido.

14 – Não Comprima Muito o Arquivo

A compressão de um arquivo de vídeo ajuda a diminuir seu tamanho, mas, consequentemente, sua qualidade também cai um pouco.

Se você quiser aproveitar qualidade máxima, também vai precisar de um arquivo maior. Nesses casos, mantenha o arquivo de vídeo no formato RAW ou em algum outro em que ele não seja comprimido.

15 – Atinja o Chroma Key Com um Clique

Se você tiver feito tudo certinho, prestando atenção na iluminação, na posição da câmera, na distância entre o sujeito e o fundo e em todos os outros recursos, então será possível isolar a cor do fundo com apenas um clique na hora da edição.

Esse é o ápice da edição para o que você precisa, já que não será necessário fazer correções muito complicadas.

Alcance a Excelência no Vídeo Chroma Key

Você nem sempre obterá resultados perfeitos na primeira vez que tentar, mas com a prática é que vem a perfeição.

Se você precisar de vídeos profissionais para a sua empresa, conte com a DP2 Comunicação, que é uma produtora de vídeo com mais de 10 anos de atuação no mercado.

Além disso, ao seguir todas as dicas que foram dadas, o chroma key para vídeos poderá ser aplicado com muito mais qualidade e você ficará extremamente satisfeito com o vídeo final!