Saber como fazer uma vinheta pode representar um incremento considerável na popularidade de um produto, empresa ou programas de entretenimento, sendo possível combinar uma série de técnicas de filmagem, animação e edição para criar uma vinheta que represente o conteúdo em sua totalidade.

Contar com um profissional com amplo conhecimento de como fazer uma vinheta é outro excelente modo de se garantir que o conteúdo seja da mais alta qualidade, contando com ferramentas de edição apropriada bem como técnicas avançadas para trabalhar com o formato de vídeo.

Principais Exemplos de uso de Vinhetas

Um dos principais usos para vídeos de vinhetas são as entradas para programas de televisão e internet, onde dentro de poucos segundos é possível estabelecer uma identidade marcante para espectadores que nunca haviam tido contato com este conteúdo anteriormente, além de manter o seu interesse.

Além de seu uso comum nas séries para televisão e internet, os vídeos para redes sociais também podem fazer um excelente uso destas vinhetas, pois torna possível que os usuários que tenham contato com este vídeo saibam mais sobre seus produtores e consequentemente busquem mais conteúdo produzido por este grupo de artistas.

Melhores Dicas de Como Fazer Vinhetas

  • 1.Escolha uma Música Apropriada – A grande maioria das vinhetas utilizam músicas como um excelente modo de criar uma identidade, sendo importante escolher um estilo de música que se encaixe na temática do conteúdo que será exibido após a vinheta.
  • 2.Exiba um Logo – Mostrar um logotipo que seja fácil de se identificar é um dos melhores modos de se criar uma identidade, pois assim como a música logotipos e animações são os elementos mais importantes de uma vinheta ou abertura para televisão, cinema ou internet.
  • 3.Use Vinhetas de Pequena Durações – Devido ao tempo limitado de exibição de um vídeo, a vinheta deve ter a duração de poucos segundos, servindo apenas como uma introdução para o conteúdo que virá a seguir.
  • 4.Estatísticas – Em alguns casos como em sites e campanhas empresariais, é comum que sejam exibidos números e estatísticas que demonstrem o excelente desempenho da empresa durante a atuação em seu segmento.
  • Não Confunda Vinhetas com Aberturas – As aberturas são trabalhos mais complexos que tem como principal objetivo listar os principais colaboradores de um projeto e possui uma duração consideravelmente mais longa do que as vinhetas.

Há Restrições Para uma Vinheta

O principal requisito para a criação de uma vinheta é o seu tempo curto, porém, este não é o único modo de se apresentar um vídeo, de modo que é possível adaptar as criações de acordo com a necessidade de cada ocasião, sendo possível estender a duração de uma vinheta e torná-la uma abertura completa.

Devido a sua natureza dinâmica, é recomendado que as vinhetas sofram mudanças ou sejam trocadas regularmente sem que haja a perda da identidade criada ao longo dos anos, para que os espectadores assíduos destes vídeos ainda possam identificar os detalhes que compõem a identidade do vídeo.

Obtendo o Conhecimento de Como Fazer uma Vinheta

Assim como diversos outros tipos de vídeos e mídias, o conhecimento necessário para se efetuar a criação de peças de qualidade é consideravelmente elevado, de modo que para contar com uma vinheta da melhor qualidade é recomendado contar com a DP2 Comunicação, que é uma produtora de vídeos que atua há anos no segmento.

Contar com profissionais capacitados permite que todo o conhecimento sobre como fazer uma vinheta seja adquirido e compartilhado por todos os participantes do projeto, o que garantirá uma melhora considerável na qualidade das vinhetas quando comparado a criações de pessoas que não possuem amplo conhecimento na área.