O marketing de uma empresa pode se utilizar de várias estratégias para a divulgação de seus produtos ou serviços, mas o vídeo marketing ocupa, sem dúvidas, um lugar de bastante destaque, já que o consumo desse tipo de conteúdo aumenta a cada dia que passa, tendência esta que deve se manter por muito tempo.

Porém, muitas empresas e até mesmo pessoas não sabem muito bem como criar um vídeo marketing e ficam presas nessa etapa do processo, sem conseguir progredir. Isso é bastante prejudicial e pode atrapalhar toda a sua estratégia de marketing.

Para tornar essa tarefa mais fácil, confira as melhores dicas de vídeo marketing digital e consiga obter resultados incríveis por meio dessa estratégia, que com certeza se reverterá em excelentes frutos!

Dicas Matadoras Para Criar um Vídeo Marketing

Para quem não tem muita experiência em vídeos, pode parecer que as dicas a seguir são demasiadamente complicadas ou que o processo não dará certo, mas isso não é verdade: basta ser persistente e ter paciência e empenho que a empresa será fortemente beneficiada.

1 – Elabore um Roteiro

Não importa qual seja a finalidade ou a estratégia adotada, é essencial saber como fazer um roteiro de vídeo e colocar isso em prática. Caso contrário, o conteúdo ficará todo perdido e sem sentido, e os espectadores perceberão isso imediatamente.

É importante dispender um certo tempo para planejar um roteiro, que não precisa ser tão elaborado quanto o de um filme ou de alguma outra superprodução, mas deve apenas seguir a uma cronologia. Assim, a fluência do vídeo será muito melhor e a compreensão do que está sendo dito também será maior.

2 – Produza um Bom Vídeo

Pode parecer um pouco redundante falar dessa forma, mas quando se planeja um vídeo marketing digital, a execução não deve ser pobre, muito pelo contrário, deve ser a melhor possível.

Existem excelentes ferramentas para criar vídeos animados, assim como também existem outros softwares para a criação de outros tipos de vídeo, mas o importante é que, seja ele qual for, seja bem executado.

Por isso, se atente a erros na gravação, falhas técnicas, lentidões ou quaisquer outros problemas que possam aparecer. Como o intuito do vídeo é o de destacar algum produto ou serviço, ninguém quer ver um erro grotesco na tela, que colocará toda a credibilidade do vídeo e também da empresa a perder.

É possível até mesmo saber como fazer um vídeo no celular com qualidade profissional, desde que você se empenhe, tome cuidado e planeje tudo. Basta querer, tentar e colocar a excelência como alvo.

3 – Estude Vídeos do Mesmo Tipo

O plágio é algo absolutamente condenável: todos sabem disso, ainda mais hoje em dia, na internet, onde é fácil ter acesso a qualquer coisa em apenas alguns segundos. Portanto, infelizmente, a originalidade está se tornando cada vez mais escassa.

Isso, porém, não quer dizer que você não possa dar uma olhada em materiais de outras empresas, para ter uma ideia de como esses vídeos são produzidos. Assim, será possível ter bons insights para a produção de um material ímpar, mas que foi desenvolvido em uma linha não muito distante daquilo que já existe no mercado.

4 – Ressalte os Diferenciais

Ninguém vai querer assistir a um vídeo marketing se a mensagem contida nele já for de conhecimento de todos. Por exemplo, ninguém vai se sentir interessado em assistir ao vídeo de uma torneira que simplesmente a mostre jorrando água.

Por isso, é essencial destacar aquilo que realmente faz diferença, foge do padrão e faz com que aquele produto ou serviço seja único. Ainda no exemplo da torneira, caso ela conte com um filtro embutido que elimina a necessidade da instalação desse equipamento à parte, o conteúdo será muito mais interessante e exclusivo.

Se você está com dificuldades para encontrar os diferenciais de algum produto ou serviço, não se preocupe: pense bastante e peça a opinião de outras pessoas. É praticamente certo que tal produto ou serviço tem algo de especial, aquilo para o que as pessoas olharão e ficarão com os olhos brilhando.

5 – Divulgue o Conteúdo

De nada adianta criar um vídeo épico se ele não for devidamente compartilhado. Por isso, é preciso recorrer ao máximo de ferramentas e redes sociais possíveis, pois assim os resultados obtidos através do vídeo marketing digital tendem a ser ainda melhores.

O vídeo pode ser compartilhado em plataformas específicas, como no YouTube, no Vimeo e no DailyMotion, bem como em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Google Plus, Pinterest e outras.

Você não precisa, necessariamente, criar um Twitter Vídeo para compartilhar o conteúdo nessa rede social, assim como nas outras: fazer com que ele esteja disponível ali nunca é demais. Afinal de contas, o seu público pode estar em todas as redes sociais e plataformas possíveis, você só precisa achá-lo.

E Se Eu Não Souber Criar um Vídeo Marketing Digital?

Existem algumas pessoas e empresas que não possuem todo o conhecimento
teórico e prático para a produção de um vídeo marketing digital de boa qualidade e preferem não arriscar, para ter certeza de um bom resultado.

Nesses casos, a melhor opção é contar com uma produtora de vídeo profissional, como a DP2, que é uma empresa que já está há mais de 10 anos no mercado. Assim, o vídeo marketing será produzido com excelência e a empresa poderá atingir seu público-alvo com muito mais assertividade e qualidade!