Se você quer criar vídeos animados para prospectar clientes e gerar engajamento do seu público nas redes sociais você está no caminho certo, é sabido que cerca de 90% de toda trajetória de compra se inicia com uma pesquisa na internet e o material com o maior poder de persuasão é o vídeo.

Segundo a Forbes, aproximadamente 75% das pessoas que assistem a vídeos ligados a algum tipo de negócio ao menos uma vez por semana e destes, 65% tomam alguma ação, como acessar o site da empresa após assistirem ao conteúdo. Além disso, algumas formas de marketing digital como o e-mail marketing perdem a força quando contém apenas conteúdos estáticos, com vídeos incorporados ao conteúdo a taxa de clique quase dobra, cerca de 96% a mais do que em um e-mail tradicional.

Isto ocorre por que os vídeos são fáceis de consumir e naturalmente criam vínculos emocionais mais consistentes com os clientes. Dentro desta perspectiva, temos os vídeos animados, muitas vezes confundidos com conteúdos apenas para o público infantil, mas que tem um poder muito maior de engajamento que os formatos tradicionais.

Neste texto veremos algumas dicas para criação de vídeos animados, para ajudar no crescimento e visibilidade da sua marca.

1.Estabeleça seus Objetivos e Planeje

Estabelecer seus objetivos e diretrizes é a primeira dica para criação de vídeos animados, pois é importante definir o que sua marca quer atingir com essa produção, reúna sua equipe, faça um brainstorming, não importa, mas só comece a produção após definir todas as metas.

2.Escolha Qual a Técnica

Existem 5 técnicas mais usadas para criação de uma animação, são elas:

Após a definição da técnica de produção pode-se iniciar a elaboração do roteiro.

3.Roteiro

Após definir o tema e a técnica da produção é hora de passar para o papel todas as etapas da produção. A elaboração do roteiro tem por objetivo descrever do início ao fim todas as etapas da produção e serve como um guia para os profissionais envolvidos.

4.Storyboard

Dentre nossas dicas para criação de vídeos animados, a criação de um storyboard é o último passo de preparação antes de iniciar a produção, ele é um rascunho em formato de histórias em quadrinhos que ajuda a marcar as principais cenas e facilitar a visualização total do enredo da animação.

5.Luz, Câmera e Ação!

Terminado os processos de pré-produção é o momento para iniciar a animação propriamente dita, o ideal é iniciar com a gravação da narração e falas do projeto, neste processo o ideal é gravar os áudios com um estúdio profissional como a DP2 para garantir a qualidade da sequência, caso não seja possível procure por microfones de boa qualidade para gravar.

Neste meio tempo, a equipe de design tratará da produção frame a frame do seu vídeo, respeitando a técnica escolhida. Quando os dois pontos estiverem prontos, a equipe de animação começará a unir todas as imagens para dar vida ao vídeo, incluindo a sincronização das vozes com a animação.

A última etapa é a criação de efeitos sonoros e trilhas para compor o ritmo do filme, lembre que a trilha e os efeitos sonoros são responsáveis por criar a atmosfera de qualquer produção.

Mais Algumas Dicas Para Criação de Vídeos Animados

As dicas para criação de vídeos animados que apresentamos é um passo a passo para ajudar a estruturar a criação do sua animação. A DP2 como profissionais em produção audiovisual, sabemos o quão importante é ter um bom planejamento, para manter as ideias sempre coerentes com o que se espera do resultado final.

Com estes conceitos em mente, a DP2 possui uma equipe altamente qualificada para atuar na criação dos mais diversos vídeos animados, como animações 2d e 3D, para diversas plataformas, auxiliando nossos clientes desde o início da produção até na criação dos teasers finais para divulgação da produção. Conte conosco!