Rica! É assim que pode ser definida a história da animação 2D.

Muito antes do zootrópio de William George Horner, 1833/1834, a humanidade já tentava recriar estilos de animação 2D, um ótimo exemplo disso são as pinturas rupestres que arqueólogos e pesquisadores encontraram em cavernas espalhadas pela Europa e África. Registros milenares de arte no qual o artista buscava animar o movimento dos animais retratados.

A prova são bois e javalis pintados com oito patas, de modo que, ao passar uma tocha, ou alguma fonte de luz parecida, desse a sensação de movimento, corrida. Outro registro histórico encontrado em 1970 mostra um vaso com cinco imagens de uma cabra, em sequencia, pulando e comendo uma planta. Ao girar o vaso, dá a sensação de movimento. Afinal de contas, a intenção era “dar alma”, animar, o desenho.

Contudo, os estilos de animação 2D que conhecemos tem um primo muito mais próximo, como já citamos, o zootrópio. Precursor das animações era constituído por uma espécie de balde com cortes bem finos ao redor das laterais e dentro havia algumas imagens em sequência desenhadas nas laterais. Ao girar o zootrópio, tinha-se uma animação.

Com o passar dos anos, esse processo foi aprimorado, novas técnicas foram absorvidas, dando forma aos estilos de animação 2D que conhecemos, neste artigo veremos quais são os estilos mais populares e como eles funcionam.

  • 1.Animação Clássica – A animação clássica (Tradicional) é o tipo de animação mais antigo. Consiste em desenhos feitos à mão em uma película transparente, os desenhos são feitos quadro a quadro (24 quadros para animar 1 segundo), com pouquíssimas alterações em cada frame, para que na tela, as cenas finalizadas fiquem efetivamente animadas. No início os animadores utilizavam mesas de luz para criar as sequencias, chamado de Onion Skinning, trabalho que atualmente é feito por Photoshop.
  • 2.Animação 2D Digital – A animação 2D digital é um estilo muito similar ao tradicional, contudo, com a adição da tecnologia, os processos ganham muito mais agilidade e menor tempo de produção, graças as facilidades que os softwares de animação digital dispõem. Um ótimo exemplo é o processo de animação em camadas, através da mesa de luz, no qual o animador conseguia acompanhar passo a passo os frames de animação. Com o processo 2D digital, estes passos são feitos em camadas digitais, incluindo a coloração, de uma única vez. Outra técnica muito utilizada é a cut-out, no qual é possível fazer a animação a partir de um único esqueleto, ganhando muito mais tempo.
  • 3.Stop Motion – No estilo de animação 2D Stop Motion, os movimentos dos personagens são fotografados quadro a quadro e a montagem final é feita através de um software de edição de vídeos no computador. O maior diferencial do Stop Motion é o fato de mesmo que seja um processo mais trabalhoso de animação, é possível utilizar diversos tipos de materiais para tornar a animação real, dando uma identidade única para cada trabalho.
  • 4.RotoscopiaA rotoscopia é um estilo de animação 2D quase tão antigo quanto o método clássico, consiste na utilização de imagens reais para reproduzir uma cena animada. Durante o processo, grava-se uma cena real e a separa dos frames da animação, então o animador desenha por cima do filme original para transforma-lo em animação 2D. Durante a primeira versão do clássico “Branca de Neve e os Sete Anões”, “O senhor dos Anéis”, entre outros, este método foi utilizado.
  • 5.Animação 8 Bits – A animação 8 bits, ou animação em pixel, praticamente dominou as décadas de 1980 e 90, com as animações de jogos clássicos como Street Fighter, Megaman, Super Metroid, entre muitos outros. Este estilo de animação 2D, utiliza-se de cada pixel presente na tela para dar forma as animações. A característica “quadriculada” ocorre devido à estrutura do pixel de 1×1, a sua criação estava alinhada a limitação da tecnologia da época. Porém, mesmo hoje em dia, animadores que buscam dar um ar mais “retro” aos seus trabalhos, podem utilizar esse estilo de animação 2D

Breve Resumo Sobre os Estilos de Animação 2D

Como ficou evidenciado, os benefícios e vantagens da animação 2D, mesmo hoje, são inúmeros. Muitos estilos, como o motion grafics, animação em quadro branco, entre outros, são utilizados, principalmente por empresas para facilitar a divulgação de um produto ou serviço.

A DP2 é uma produtora de vídeos especializada na criação de diversos estilos de animação 2D, além de vídeos voltados para empresas, como vídeos institucionais, comerciais, de produtos, para diversas plataformas. Acesse nosso site, conheça o nosso trabalho e faça um orçamento.