Com o passar dos anos, os vídeos dominaram a produção de conteúdo em todas as áreas, isso criou novos hábitos nos consumidores de conteúdo na internet. No Brasil, aproximadamente 86% dos usuários assistem a vídeos online. De 80% das pessoas que assistiram a algum anúncio em vídeo, 46% tomaram alguma atitude.

Além disso, estima-se que até 2020 80% do tráfego de toda a internet será baseado em vídeos, por esse motivo, inúmeros formatos para aplicação em diferentes plataformas de vídeo foram criados, neste texto iremos explorar e entender as diferenças entre os melhores formatos de vídeos disponíveis atualmente para que você possa entregar a sua produção de forma adequada sem perda de conteúdo.

O Que é um CODEC?

Antes de falarmos dos melhores formatos de vídeo, temos que entender o que é um CODEC. A sua função é codificar e decodificar os mais variados arquivos de vídeo, tornando possível a reprodução de diversos formatos nas mais variadas plataformas.

A Função do CODEC é agir quando não é possível a reprodução de algum vídeo, o CODEC irá decodificar o arquivo em questão tornando possível a reprodução do conteúdo desejado na plataforma escolhida.

Os Principais e Melhores Formatos de Vídeo:

  • 1.MKV – O MKV, também conhecido como Matroska vídeo, é um formato “aberto” de vídeo que permite novas atualizações por qualquer desenvolvedor, por este motivo o MKV dificilmente ficará obsoleto. O Matroska vídeo suporta diferentes formatos de áudio e vídeo, armazena legendas e imagens estáticas, incluindo o MP3. O que o torna um formato com grande potencial.Além disso, o formato é compatível com algumas plataformas online como o Youtube, por exemplo, além de rodar arquivos em formato BlueRay 720p e 1080p. O maior problema do Matroska é o fato de não ser compatível com Windows, Apple, ou Linux, sendo necessária a instalação de um pacote de CODECS para tal.
  • 2.AVI – AVI (Audio Video Interleave) criado pela Microsoft é um dos melhores formatos de vídeo disponíveis atualmente, ganha muitos pontos por ser um formato simples, capaz de armazenar áudio e vídeo em um único arquivo, fazendo do AVI o preterido de muitos criadores de vídeos e DVD’s amadores, além de ser compatível com o YouTube. Contudo, alguns programas de reprodução não reconhecem o programa, entre eles o próprio Windows Media Player.
  • 3. WMV – Além do AVI, o WMV é outro formato de vídeo criado pela Microsoft, compatível com o YouTube, mas incompatível com Apple e Linux. O WMV é considerado o formato mais rápido para a reprodução de vídeos, mantendo a qualidade original do arquivo em tamanho menor.
  • 4. MP4 – Uma variação do MPEG, o formato MP4 é a principal extensão para gravação de vídeos ao vivo e streamings, armazenando tanto áudio quanto vídeo, legendas e imagens estáticas no mesmo arquivo. Além disso, o MP4 é o formato mais utilizado e de maior importância para dispositivos móveis, como celulares e tablets em geral.
  • 5. FLV – FLV é um formato desenvolvido pela Macromedia, empresa adquirida pela Adobe, é uma extensão de arquivo que contem dados de vídeo e áudio. A maior virtude do FLV é a compatibilidade com navegadores, como Google Chrome e Mozilla Firefox além do Youtube.

A DP2 é uma produtora de vídeos especializada em conteúdos de diversos formatos, incluindo MPEG, MOV, RMVB, 3GP, entre outros. Além disso, produzimos conteúdos para diversos segmentos, vídeos para mídias sociais, institucionais, para web, entre muitos outros. Para maiores informações, acesse o nosso site.