A propaganda de produtos tem como função principal apresentar informações sobre um produto, com o intuito principal de influenciar a audiência. Ao longo dos anos ela foi difundida de diversas formas impressas, até iniciar sua história na TV em 1941 com um tremido comercial de 10 segundos da fabricante de relógios Bullova, fundada em 1875.

Desde então diversas propagandas de produtos foram produzidas entrando para história por diversos motivos, como a propaganda intitulada “Daisy”, produzida pela equipe do então candidato a presidência dos EUA Lyndon Baines Johnson contra Barry Goldwater. No icônico comercial os produtores fazem um paralelo da inocência de uma criança e o horror de uma guerra, mostrando uma explosão de bomba atômica, caso o concorrente de Johnson fosse eleito.

Estas propagandas transmitem muito mais do que uma simples mensagem, elas muitas vezes mudam a forma como as pessoas vivem suas vidas, influenciam diretamente em suas escolhas.

Nesse texto tentamos escolher as 5 propagandas de produtos mais significativas para história em sua determinada área, vestuário, tecnologia, bebidas, comidas, público infantil, obviamente que muitos ficaram de fora, mas aproveite a nossa lista e sugira algumas propagandas de produtos para colocarmos em uma próxima oportunidade.

Propagandas de Produtos – Just do It

Em 1988 a Nike lançava a propaganda “Just Do It”, uma narrativa rápida sobre a vida de Walt Stack, um homem de 80 anos que dizia “Eu corro 17 milhas toda manhã”. O comercial mostra Walt correndo sem camisa e respondendo sobre como ele consegue fazer isso.

Segundo Dan Wieden fundador da Wieden+Kennedy, criador do conceito, o slogan foi inspiração para milhares de pessoas durante muitos anos e foi um grande divisor de águas para a Nike, que na época dividia a concorrência com a Rebook e buscava falar com um público diferente.

Propagandas de Produtos: Faber Castell – Aquarela

O primeiro vídeo de produção nacional é o icônico aquarela produzido em 1983 pela Start Anima. Esta propaganda de produtos foi um marco inovador para a publicidade brasileira. A animação do vídeo acompanha a música homônima do compositor Toquinho e é considerado até hoje um dos melhores comerciais da história da publicidade nacional.

Propaganda de Produtos: Red bull – Red Bull Stratos

A propaganda da Red Bull, a Red Bull Stratos de 2012 ficou famosa pois o paraquedista Felix Baumgartner sobe, com a ajuda de um balão de gás hélio, até a estratosfera terrestre para saltar de paraquedas. Com este acontecimento a Red Bull mudou a comunicação das marcas com o público para sempre e ainda estabeleceu recordes. Felix foi o primeiro homem a quebrar a barreira do som sem a ajuda de um veículo.

Propaganda de Produtos: Mc Donald’s – Big Mac

Em 1987 com a agora jornalista Sandra Annemberg no elenco, o Mc Donald’s lançava a propaganda de produtos com o jingle mais famoso de todos os tempos no ramo alimentício no Brasil, o Big Mac.

Agência McCann Eriksson, foi a responsável pela produção que aumentou as vendas do sanduiche em mais de 28% em todo o país. Ainda, 3 anos depois ouve uma correção gramática na frase inicial de “dois hamburgers” para “São dois hambúrgueres”

Propaganda de Produtos: Apple – 1984

A Apple é vista como uma das empresas mais criativas do mundo e grande parte dessa fama é devida ao comercial de 1984 intitulado com o mesmo nome, dirigido por Ridley Scott, diretor de filmes como Alien, Gladiador e Blade Runner e transmitido pela primeira vez no Super Bowl de 1984.

Esta propaganda de produtos foi revolucionária, inspirada na obra de George Orwell, o mote mostra como o Macintosh iria acabar com o totalitarismo e reinado da IBM, empresa hegemônica no mercado de computação da época.

E então o que acharão? As propagandas de produtos tem um poder transformador muito além de motivar o consumidor a comprar, uma produção de vídeos comerciais bem realizada pode alavancar seu negócio de formas incríveis.

Para atingir um resultado acima do esperado, contar com uma produtora de vídeos profissionais como a DP2 pode ser a diferença entre ficar na “média” e superar as expectativas.