O dinamismo na comunicação atual e as inúmeras vertentes de divulgação, produzem um novo conceito de competitividade tanto para vendas quanto entretenimento. Uma das formas mais utilizadas para disseminação de conteúdo, são os vídeos.

Devido a várias possibilidades de nichos que um vídeo pode atingir diversas plataformas disponíveis para divulgação, uma produção audiovisual pode permear qualquer âmbito e alcançar os mais variados públicos, tornando-o a principal escolha para difundir conteúdo.

Ao optar por este tipo de produção, os resultados apareceram de acordo com o investimento feito no projeto, não apenas financeiramente, mas também em relação ao tempo dedicado e preparo para execução. Neste caso o ideal é procurar por uma produtora de vídeos, para buscar orientações, principalmente se você for iniciante.

Devo Tomar Quais Cuidados ao Escolher uma Produtora de Vídeos?

Ao optar por este tipo de produção, os resultados apareceram de acordo com o investimento feito no projeto, não apenas financeiramente, mas também em relação ao tempo dedicado e preparo para execução. Neste caso o ideal é procurar por uma produtora de vídeo, para buscar orientações, principalmente se você for iniciante.

1.Saiba o Que Você Quer

Pense no formato do vídeo, tenha em mente o que você quer da produtora de vídeo.
Quanto tempo terá a produção que você deseja cotar com a produtora? Onde será a gravação, já possui ou vai precisar locar um espaço? O que será mostrado, quem vai apresentar o vídeo, você ou um colaborador?

É importante ter essas questões resolvidas quando for solicitar o orçamento para a produtora.

2.Portifólio

Analise o conjunto de vídeos que a produtora já realizou. Procure algum vídeo que tenha maior identificação com o tipo de conteúdo que você deseja. Observe alguns pontos da produção:

  • Personalidade;
  • Captação;
  • Captação;
  • Edição;
  • Trilha Sonora;
  • Cores dos Vídeos, Entre Outros.

Observe se esses pontos estão de acordo com o que você está procurando.

3.Cotação

O ideal é realizar a cotação de ao menos três produtoras diferentes, compare os orçamentos e consulte a tabela do sindicado, pois assim você terá uma ideia melhor dos valores que melhor se encaixam ao seu orçamento.

4.Entre em Contato por Telefone, ou Skype.

Se você nunca gravou vídeos antes é importante entrar em contato com a produtora por telefone ou Skype para que haja um entendimento mútuo, psicológico e emocional, pois nem todos possuem muita facilidade para falar com uma câmera, por isso você precisará contar muito com quem estará dirigindo o projeto para guiá-lo. A empatia também tem que ser levada em consideração.

5.Cronograma

Ficar atento ao cronograma é um dos cuidados ao escolher uma produtora de vídeos que você mais deve ficar vigilante. Solicite um cronograma para a produtora de vídeos, é um processo importante para saber se a produção irá ser entregue dentro de um prazo viável.

Diferenciais

Busque por inovação e criatividade, apesar das incontáveis vertentes que existem, a produção de um vídeo necessita de originalidade e assertividade para atingir o público alvo desejado e para alcançar esses requisitos é imprescindível que a produtora escolhida “pense fora da caixa” e invista em tecnologia.

7.Roteiro

Pergunte sobre o roteiro, a produtora vai ajudar na produção, vai escrevê-lo por você e produzi-lo por inteiro? O roteiro é o núcleo do vídeo, nada acontece sem ele e a produtora é responsável por dirigir o projeto a partir dele.

8.Identificação

Normalmente, com o planejamento e os pontos acima bem definidos, não haverá tanta necessidade de manter contato constante com a produtora, isso acontece principalmente nas primeiras e últimas etapas da produção. Por esse motivo é importante que haja identificação, saiba que estará à frente do seu projeto, agende uma reunião com esta pessoa, é importante saber quem vai conduzir o seu vídeo antes de contratar uma produtora.

Pensando nos cuidados ao escolher uma produtora de vídeo, poucas empresas atenderão aos requisitos citados a cima, a DP2 é considerada a melhor produtora de vídeos no mercado atualmente exatamente por realizar qualquer projeto em vídeo, pois dispõe profissionais especializados para explicar todos os passos de um projeto audiovisual.