Muita gente pensa que a gravação de um vídeo é algo simples: basta ligar a câmera, capturar algumas imagens e vídeos e pronto. Porém, não é bem assim que funciona, já que quem quiser se destacar nesse meio precisa saber como fazer um roteiro de vídeo.

É muito vantajoso conhecer as melhores técnicas e práticas em relação a esse assunto, já que vários criadores de vídeo ainda não dedicam parte do seu tempo para criar um roteiro e entregam um conteúdo de baixa qualidade. Por isso, quem souber como fazer um roteiro de vídeo já estará alguns passos a frente.

Passo a Passo: Como Fazer um Roteiro de Vídeo

É claro que esse é um trabalho que demanda bastante esforço, estudo e prática, mas não é nada que seja impossível. Com um passo a passo de como escrever um roteiro, o processo fica ainda mais fácil!

1 – Chame a Atenção dos Espectadores Logo no Início

Os primeiros segundos de um vídeo são os mais importantes, pois é durante esse breve período de tempo que os espectadores decidirão se assistirão a esse vídeo ou não. Por isso, pense em alguma coisa que seja impactante e chamativa para colocar nos primeiros 15 segundos do vídeo.

Aqui, você pode deixar a imaginação tomar conta. Pode ser feita alguma encenação ou a simulação de uma cena engraçada, por exemplo. Uma boa dica é tentar fugir um pouco da lógica, já que nosso cérebro tende a prestar mais atenção quando alguma coisa sai do “padrão”.

Geralmente, é isso o que acontece com comediantes, por exemplo: quando a piada toma um rumo inesperado, a tendência a dar risadas é muito maior. Também é possível ver isso nos filmes de terror: os sustos que não são preparados com a trilha sonora e a velocidade da cena assustam muito mais.

É claro que todo o vídeo é passível de atenção e cuidados, mas os primeiros segundos são determinantes.

2 – Crie Um Roteiro Com Começo, Meio e Fim

A intenção das pessoas que assistem a um vídeo é que se obtenha algo através dele, seja isso uma lição, um ensinamento ou alguns momentos de descontração. Porém, um dos erros mais comuns de quem não tem o conhecimento de como fazer um roteiro de vídeo é a desconexão dos fatos.

É preciso se esforçar ao máximo para que o vídeo tenha uma sequência natural e não seja algo forçado. Isso vale para videoaulas, tutoriais, vídeos de comédia ou o que quer que seja.

Existem alguns casos em que os vídeos podem ser desprovidos de um storyline, que seria a sequência dos fatos, como uma história. Porém, para que essa estratégia dê certo, é muito importante pensar bastante e buscar deixar claro que essa desconexão é intencional, o que também pode render uma experiência bem interessante.

3 – Estude o Assunto

Não importa se o ator ou atriz do vídeo seja você ou outra pessoa, é importante estudar o máximo possível sobre o assunto. Pessoas que sabem como escrever um roteiro de alta qualidade e bastante valor compreendem a importância de se mostrar um especialista naquela área.

É muito legal assistir a um vídeo e ver que tudo deixa claro que a pessoa que produziu aquele roteiro realmente entende do assunto. Em contrapartida, quando os espectadores sentem que entendem muito mais do que aquilo que está sendo mostrado, o aproveitamento já não será tão alto.

Para quem ainda está no processo de aprendizado de como fazer um roteiro de vídeo, pode ser mais fácil começar com um assunto com o qual já tenha bastante familiaridade. Assim, será mais fácil desenvolver o roteiro e o resultado será melhor.

4 – Registre as Ideias

De nada adianta planejar todo um roteiro se essas informações não forem colocadas no papel, no notebook ou no celular. Deixar de registrar as informações fará com que você esqueça de vários detalhes importantes.

Uma das formas mais básicas de como escrever um roteiro é falar sobre cada cena em duas partes: a primeira delas com as falas e a outra com os efeitos visuais, sonoros e a interpretação que será feita. A cena será composta pela união dessas duas partes.

Existem outras formas de planejar um roteiro, mas essa é uma das mais simples e que pode ser assimilada até mesmo por quem não tenha tanta experiência na elaboração de roteiros.

5 – Não Desista na Primeira Tentativa

A primeira tentativa pode ser mais difícil, mas isso é normal. Portanto, se você tiver gasto 4 horas para escrever uma folha do roteiro, não desanime: a prática vem com a perfeição!

Conforme o tempo for passando, você verá que estará mais familiarizado com a elaboração de roteiros e estes ficarão prontos mais rapidamente e, o melhor, com muito mais qualidade. Por isso, não pare de tentar, já que ninguém nasce sabendo como fazer um roteiro de vídeo.

Será Que Eu Preciso Realmente Saber Como Escrever um Roteiro?

Todos os tipos de vídeo tendem a ficar muito melhores quando eles têm um roteiro. Portanto, seja para criar vídeos animados, para fazer vídeos para o YouTube ou para quaisquer outros tipos de vídeo, é importante dedicar algumas horas para pensar nisso.

Além de saber como escrever um roteiro, também é importante se atentar a outros fatores, como a qualidade da imagem e do som e a edição do material. Saber como fazer um vídeo no celular com qualidade profissional pode ajudar, já que quase todo mundo tem um aparelho desses, que pode ser um ótimo aliado na gravação de vídeos.

A DP2 é uma produtora de vídeo que conhece a fundo como fazer um roteiro de vídeo. Portanto, se você ou sua empresa precisam de um material com qualidade profissional de verdade, do roteiro à gravação, edição e finalização, conte com os nossos serviços e se surpreenda com os resultados.