Hoje em dia, a quantidade de vídeos que podem ser encontrados na internet é massiva, e um dos modelos mais famosos e consumidos é o vídeo tutorial. Com isso, é muito provável que você já tenha se perguntado como fazer um tutorial, não é mesmo?

Felizmente, você está no lugar certo, pois aprenderá como fazer um tutorial em vídeo da forma mais prática e eficiente possível! Assim, você saberá como criar esses vídeos e fazer com que eles fiquem interessantes e de alta qualidade.

Como Fazer um Tutorial em Vídeo?

Para facilitar o aprendizado, as etapas estão divididas em tópicos. Assim, você poderá entender melhor e com mais clareza.

1 – Escolha um Tema Que Você Domina

Essa é uma dica um tanto quanto óbvia, mas nunca é demais ressaltar. A primeira coisa que uma pessoa interessada em como criar um tutorial deve saber é que o tema escolhido deve ser um que ela realmente domina.

A partir do momento que você começar a gravar, é determinante que mostre sua qualidade naquilo que está ensinando. Caso contrário, a audiência não sentirá a confiança necessária e muito provavelmente procurará por outro vídeo.

Por isso, se você não é muito bom no futebol, não é uma boa ideia fazer um vídeo que ensine a dar alguns dribles em campo. Além de tudo, escolher um tema que você conhece fará com que o vídeo fique bem mais fluido e que você não precise estudar tanto assim para criá-lo.

2 – Prepare um Roteiro

Saber como fazer um roteiro de vídeo fascinante é algo muito importante, e que também deve ser aplicado no seu tutorial. Afinal de contas, se você apenas ligar a câmera e começar a falar e colocar a mão na massa, ficará claro que não houve uma preparação prévia.

Logo, o melhor a se fazer é reunir algumas ideias e anotá-las em um papel ou no bloco de notas do computador. Então, você arruma essas ideias por ordem, imagina como será a gravação dessa cena e então parte para a próxima, até finalizar.

Ao fazer isso com todo o vídeo tutorial, os espectadores perceberão que houve toda uma preparação, o que aumenta a credibilidade do conteúdo.

3 – Capriche na Escolha do Cenário

Não importa qual seja o assunto tratado, quem quer saber como criar um tutorial de boa qualidade deve pensar em todos os assuntos, entre os quais se encontra o cenário do vídeo. Ele merece tanta atenção quanto o roteiro ou a veracidade do conteúdo transmitido.

É importante manter o espectador interessado e motivado durante todo o vídeo, e isso se torna muito mais difícil com um cenário enfadonho e sem graça. Uma boa ideia é escolher alguns quadros ou objetos interessantes e deixá-los no fundo, o que também dá um toque de personalidade.

Se você não tiver nenhum desses itens em casa ou no lugar em que for gravar o vídeo tutorial, é bom conhecer as melhores dicas para utilizar o Chroma Key para vídeos. Assim, basta que você tenha um fundo verde ou azul que será capaz de colocar imagens ou vídeos no fundo, o que também deixarão o vídeo interativo e mais divertido.

4 – Pense em Onde o Vídeo Será Divulgado

Cada uma das redes sociais e plataformas de compartilhamento de conteúdo possui suas especificidades e diferenças. Tudo isso deve ser considerado na hora de pensar em como fazer um tutorial.

As dicas de como fazer vídeos para o YouTube não são as mesmas do Twitter Vídeo, que por sua vez são diferentes do Instagram e do Facebook, entre outros. Se for uma rede mais direta, como o Twitter, o melhor é gravar um tutorial mais curto e resumido, ao passo que o YouTube já é uma plataforma que aceita melhor vídeos maiores.

Ao pensar em tudo isso, será muito mais fácil criar um conteúdo que seja exatamente aquele que o público de determinada rede social quer consumir. As chances de que o seu vídeo tutorial viralize serão muito maiores!

5 – Utilize um Bom Equipamento

Aqui, cabem algumas ressalvas. O melhor dos mundos seria que você contasse com todos os equipamentos profissionais necessários, como câmera, iluminação e microfone, entre outros. Porém, nem sempre você terá tudo isso em sua casa, principalmente se ainda estiver no começo da trajetória de gravar vídeos.

Saber como fazer um vídeo no celular com qualidade profissional pode ajudar bastante nesses casos, já que você poderá utilizar o seu próprio aparelho para isso, desde que siga a algumas dicas simples, como manter a estabilidade da câmera e escolher uma boa posição quanto à iluminação, por exemplo.

Depois, conforme você pegar o jeito e perceber que a audiência gosta dos conteúdos, poderá investir em equipamentos melhores, que aumentarão ainda mais a qualidade do seu conteúdo.

Elabore um Excelente Vídeo Tutorial!

Se você aprender as melhores dicas de como criar um tutorial, poderá navegar na maré desses vídeos, que está muito agitada ultimamente. Afinal de contas, existem pessoas interessadas em aprender praticamente tudo na forma de vídeos, desde a receita daquele bolo ou salgado até como sobreviver em situações de emergência.

Essa, inclusive, é uma das maiores vantagens de um vídeo tutorial: praticamente todos os assuntos possuem o seu respectivo público. Pode ser que você demore um pouco para encontrar esse público, mas a partir do momento que o fizer, eles podem se tornar seguidores fiéis do seu trabalho e render ótimos frutos para sua carreira.

Se mesmo com todas as dicas de como fazer um tutorial você ainda prefere contratar uma empresa especializada, então conte com a DP2, que é uma produtora de vídeo com mais de 10 anos de bagagem no mercado. Assim, a qualidade do seu vídeo será a maior possível e você poderá surpreender e agradar ainda mais sua audiência!