Hoje em dia, quase todo mundo sabe como fazer um vídeo no celular. Afinal, essa não é uma tarefa muito complicada: basta abrir o aplicativo da câmera, apertar no botão de gravar e pronto.

Porém, existe uma grande diferença entre um vídeo qualquer e um vídeo profissional com celular, e é aí que as coisas mudam um pouco de figura. Se você quer saber como fazer um vídeo no celular que tenha qualidade profissional e impressione a todos que o assistirem, é essencial seguir a algumas dicas.

Descubra as 10 melhores dicas da produtora da DP2 Comunicação de como fazer vídeos de altíssima qualidade com seu celular e fuja do senso comum!

10 Dicas de Como Fazer um Vídeo no Celular Com Qualidade Profissional

Antes de tudo, é bom deixar claro que, por maiores que sejam os esforços adotados, um vídeo gravado com um celular nunca ficará exatamente igual a um vídeo realmente profissional.

Quem trabalha no ramo ou conhece um pouco sobre fotografia e gravação de vídeos sabe que são muitos equipamentos profissionais utilizados. Por mais que a tecnologia se desenvolva mais e mais a cada dia, é fisicamente impossível (ou absurdamente caro) fazer com que uma câmera profissional caiba dentro do seu bolso.

Portanto, as dicas servem para aumentar muito a qualidade dos seus vídeos, mas esses ainda deverão um pouco em relação à qualidade de vídeos realmente profissionais, filmados e editados por especialistas.

Tendo isso posto, confira as melhores dicas de como fazer um vídeo no celular com a máxima qualidade que seu aparelho lhe permite!

1 – Cuidado Com a Iluminação

A iluminação é um dos principais conceitos da captura de vídeos e imagens. Não importa o quão lindo seja o cenário, uma iluminação de baixa qualidade pode colocar tudo a perder.

Para evitar que isso aconteça, faça o possível para que o vídeo seja capturado em um ambiente bem iluminado. O flash presente em alguns celulares pode ajudar, mas o melhor mesmo é contar com a luz solar ou com um acessório profissional.

Como forma de improvisar, você pode ficar perto a uma janela com boa iluminação ou até mesmo criar um modificador de luz, com o auxílio de uma sacola de plástico na cor branca com um flash dentro. Isso melhorará bastante a iluminação do vídeo.

Além disso, não escolha o foco do vídeo em uma área muito clara, a menos que a intenção seja uma cena propositalmente escura.

2 – Grave o Mais Perto Possível da Cena

Para conseguir gravar um vídeo profissional com celular ou o mais próximo disso possível, prefira ficar bem perto da área que será filmada.

A maioria dos celulares conta apenas com zoom digital, que é simulado por um software, diferente do que ocorre com o zoom óptico, em que a lente realmente se aproximará.

Por mais importante que isso seja, você também pode utilizar cenas captadas mais à distância na composição do vídeo, que podem ser utilizadas e nos cortes, por exemplo.

3 – Não se Esqueça da Qualidade de Áudio

Quando se trata de um vídeo, tanto a parte do áudio quanto a do vídeo em si se complementam. Um vídeo capturado com excelência não será bem aceito se o áudio for muito ruim, e vice-versa.

Portanto, faça o possível para garantir um bom áudio. Logo que pensar em como fazer um vídeo no celular, pense em lugares que tenham uma boa acústica, pois assim o som reverberará e ficará melhor.

Também é recomendável não ficar muito perto do microfone, pois isso pode fazer com que o áudio fique estourado. Se for preciso capturar cenas em lugares com muitos ruídos, como de vento, por exemplo, tampar um pouco o microfone com o dedo pode ajudar a abafar esses sons. Apenas tome cuidado para não tampar o microfone todo!

4 – Verifique o Espaço Disponível no Aparelho

Seria extremamente frustrante planejar tudo no vídeo e se esquecer de checar o espaço livre do aparelho. Na hora de filmar, todo o esforço seria em vão e você não teria como fazer um vídeo no celular.

Logo, tire alguns minutos e veja se você realmente tem o espaço suficiente para capturar todo o vídeo. Se for preciso, desinstale alguns aplicativos, apague alguns vídeos e fotos e libere o máximo de espaço possível.

Outra boa opção é a de comprar um cartão SD, para maximizar o espaço disponível. Antes da compra, porém, se assegure de que seu celular suporta esse tipo de cartão.

5 – Produza um Roteiro

Você não precisa ser um Steven Spielberg, Martin Scorsese ou outro cineasta famoso, mas é muito importante que planeje um roteiro e saiba o que acontecerá no vídeo.

Assim, a qualidade de imagem e de som se complementará ao roteiro e a produção será muito melhor. Quem assistir ao vídeo perceberá que houve todo um cuidado para planejar uma sequência de fatos, mesmo que não seja um roteiro de 30 páginas.

6 – Sempre Grave Vídeos na Horizontal

Esse é um dos principais passos de como fazer um vídeo no celular: sempre grave seus vídeos com o aparelho na horizontal.

Quando alguém vai assistir a um vídeo, geralmente vira o celular na horizontal para aproveitar melhor o espaço da tela, isso sem contar o formato de televisões e telas de computador e notebook. Portanto, vídeos na horizontal tendem a ficar melhores.

A gravação de vídeos na vertical é comum em redes sociais, como Snapchat e outros aplicativos que contam com a função de Stories, como Instagram e Facebook. Porém, para gravar um vídeo profissional com celular, deixe-o na horizontal. Os espectadores agradecem.

7 – Mantenha o Celular Estabilizado

Alguns celulares contam com estabilizador de imagem, mas é essencial mantê-lo o mais imóvel possível. Imagens tremidas dão a impressão de um vídeo que não foi bem executado.

O melhor que poderia ser feito é o uso de algum acessório para manter o celular estável. Mas, se você não tiver um desses, pode deixar o celular em alguma superfície plana, apoiado em algum objeto que mantenha um bom ângulo da imagem.

Se for uma cena externa, em um lugar que não é possível deixá-lo em alguma superfície, segure-o com as duas mãos e tente não tremer. O esforço compensará o resultado.

8 – Utilize Aplicativos Externos Para Edição

Conforme o tempo passa, os aplicativos nativos da câmera vêm com mais recursos, embora alguns fabricantes utilizem versões diferentes e que não dão muitas opções. Por isso, é recomendável utilizar aplicativos externos.

Existem muitos disponíveis na App Store, Google Play e Microsoft Store. Alguns deles são gratuitos, outros possuem apenas algumas funções disponíveis gratuitamente e outros tantos são pagos.

Veja com bons olhos a ideia de investir em um aplicativo para ter melhores vídeos. Assim, ficará mais fácil fazer um vídeo profissional com celular e o investimento será recompensado.

9 – Enquadre Bem a Imagem

Não há como fazer um vídeo no celular que remeta profissionalismo se a imagem não estiver bem enquadrada. Isso é importante para dar mais ênfase a determinado aspecto da cena.

A praxe é que o foco da cena fique no centro da imagem, mas é possível mudar isso um pouco para obter um resultado mais interessante. Em uma paisagem, por exemplo, pode ser legal abrir um pouco mais a imagem para evidenciar detalhes que ficariam escondidos.

10 – Prepare-se Bem

Veja todas as dicas, confira se você não esqueceu de nada e comece a gravar. Não há com o que se preocupar se você não tiver muita prática, pois essa virá apenas com treinamento e com a repetição.

A cada novo vídeo, você perceberá que aprendeu uma coisa nova, um novo truque de iluminação ou pode pensar em roteiros mais elaborados. A qualidade sempre será crescente, desde que você se dedique para isso.

Produza um Vídeo Profissional Com Celular!

Gravar um vídeo de boa qualidade no celular não é tão difícil quanto você poderia ter pensado. Até você próprio ficará surpreso com o resultado. Basta ter persistência e não desistir.

Agora que você tem tudo o que precisa e sabe como fazer um vídeo no celular com qualidade similar à de um profissional, arregace as mangas, ajuste a luz, pegue a câmera do celular e vá para a ação!