Engana-se quem pensa que as vinhetas surgiram junto das primeiras películas, ou nos primeiros programas de auditórios da TV ao redor do mundo. Na verdade sua origem é muito mais antiga. O conceito de vinheta consiste na separação de um assunto para o outro. Nos textos bíblicos a vinheta (pequena vinha), era usada para dividir os textos bíblicos, separando os textos das pinturas nas páginas. O desenho utilizado para fazer a separação era o de vinhas.

A Função da Vinheta de Abertura

A função da vinheta de abertura em sua essência tem a mesma função, a maior diferença se dá nas plataformas que utilizam o modelo, desde programas de TV, a vídeo aulas, tutoriais e canais do Youtube. Contudo, a ideia permanece a mesma, durante a abertura, sua função é introduzir um assunto, enquanto as demais vinhetas podem ser utilizadas para dividir blocos (assuntos), encerramentos e transições de um programa para o outro.

Entretanto, a vinheta tem ainda a função de entretenimento, estudos mostraram que a vinheta de abertura ajuda o telespectador a gravar melhor o conteúdo que está por vir, visto que quando bem produzida, a vinheta tem a capacidade de fixar-se na mente do interlocutor, ativando outros campos, como a memória afetiva.

Como Fazer uma Vinheta de Abertura – Planejamento

Antes de saber como fazer uma vinheta de abertura é necessário ter planejamento, identificar melhor o perfil do seu público e o que eles desejam, pois, despertar o vinculo emocional do espectador com a vinheta só é possível após esta etapa.

Além disso, algumas regras precisam ser seguidas, são elas:

  • 1. A duração máxima da vinheta de abertura deve ser de até 5 segundos;
  • 2. Obrigatoriamente a vinheta deve ser uma apresentação do conteúdo que você irá apresentar;
  • 3. A escolha do estilo da produção deve ser feita respeitando tanto a sua identidade quanto as características do público que irá assistir o conteúdo;
  • 4. Aposte em visual dinâmico e atraente.

Programas e Plataformas para Criar uma Vinheta

As formas e técnicas de como criar uma vinheta de abertura são inúmeras, alguns estilos de animação podem ser usados, como animação 2D e 3D, contudo, essas técnicas demandam um conhecimento mais elevado em outras áreas.

Com o avanço da tecnologia, muitos programas e plataformas fornecem modelos prontos de vinheta nos quais é necessário apenas a personalização do conteúdo, tais modelos podem ser gratuitos ou pagos, a depender da sua intenção. Veja a seguir a lista de alguns programas mais populares:

IntroChamp

IntroChamp é um programa online para fazer uma vinheta de abertura completo, permite criação em HD e possuiu vários modelos personalizáveis já prontos, esperando apenas para que você insira o seu logo ou texto.

Além disso, os tipos de vinhetas estão separados por categorias, para facilitar a procura de templates de acordo com o seu segmento, disponível tanto pago quanto gratuito.

Wondershare

Que saber como fazer uma vinheta de abertura de qualidade? Utilize o Wondershare (Filmora), com ele você adiciona textos e logos de forma simples, rápida e intuitiva. A sua biblioteca de mídias conta com títulos animados, emblemas, etiquetas e muitas outras opções que podem ser combinadas com o fundo. Além disso, o Wondershare permite o uso de músicas personalizadas para criar a vinheta.

FreeIntroMaker

A FreeIntroMaker é uma plataforma simples, que possuiu introduções ótimas para o início de um canal, a grande vantagem é que esta plataforma é gratuita e não precisa de cadastro prévio para realizar os downloads, além disso as vinhetas não vêm com marca d’água.

Sony Vegas

Para aqueles com maiores habilidades, o Sony Vegas é o programa ideal, pois possui uma interface totalmente personalizável e total flexibilidade para a edição. A maior questão é o valor da licença que pode ser maior de R$ 1.800,00 para aquisição.

A DP2 é uma produtora audiovisual completa, com anos de experiência no mercado, especializada em conteúdo para todo tipo de plataforma, produzimos vídeos institucionais, comercias, de marketing, para mídias sociais, web e etc.