Segundo pesquisa realizada pela Google em 2017, o número de brasileiros light TV viewers (telespectadores não assíduos de TV) subiu para 24% da população, aproximadamente 30 milhões de pessoas, dedicando 50% do tempo para assistir a vídeos produzidos para internet.

Além disso, de 86% das pessoas que assistem a algum anúncio, cerca de 46% tomam alguma atitude, como acessar o site da marca e comprar o produto ou serviço. Isto significa que a forma de consumo está mudando, para 90% da população, assistir um vídeo tem influência direta na compra de um produto online.

Ou seja, os vídeos, estão dominando a forma como divulgar sua marca, produto, ou serviço. Segundo a Cisco, até 2020 82% do tráfego de toda internet será baseado em vídeos. Todos estes dados, apontam para algo inevitável, com um consumo de audiovisual tão crescente, se destacar se torna ainda mais crucial para aumentar as vendas, o número de followers e etc. Por isso, a produção de qualidade se torna obrigatória.

Neste texto daremos algumas dicas para produzir um vídeo perfeito, capaz de transmitir sua mensagem com qualidade de áudio e vídeo superior.

  • 1.Como Escolher o Conteúdo do Vídeo Perfeito? – Se o intuito da produção for para vídeos mais espontâneos com vertente humorística, o planejamento do conteúdo possui maior liberdade, contudo, se o intuito for à produção de vídeos publicitários, ações institucionais, tutoriais, cursos, vide aulas, formatos voltados para o seu negócio, então o conteúdo deve ser escolhido e cuidadosamente planejado.
    Leve em consideração a duração do vídeo e o público para o qual o conteúdo será dirigido entre outros questionamentos validos para a viabilização do roteiro.
  • 2.Iluminação – A iluminação é o elemento mais importante durante uma gravação é ela quem determina o foco, destaca objetos e atores da cena e direciona o olhar. Por esse motivo, apostar em bons equipamentos de iluminação como uma sungun, para iluminação principal e um softbox para controlar o contraste é essencial.
  • 3.Áudio – A captação do áudio é tão crucial quanto à iluminação, vídeos com fins comerciais, explicativos, precisam ter o áudio claro, para a completa compreensão do conteúdo, caso contrário à produção não atinge o resultado esperado.
    Por esse motivo, aposte na gravação em ambientes controlados, nos quais não haja ruídos que possam interferir na produção.
  • 4.Smartphone – Com uma câmera de alta qualidade, os itens acima são suficientes para gravar um vídeo perfeito, contudo, para alcançar um resultado satisfatório com o celular, outros pontos devem ser levados em consideração. Grave sempre na horizontal para que o vídeo fique em tamanho real no monitor de computador ou TV. Caso não utilize um tripé, segure sempre o celular com as duas mãos, para evitar ao máximo tremulações na gravação.
    O microfone natural dos smartphones nem sempre captam bem o áudio a distancia, portanto, aposte em microfones auxiliares para garantir clareza as falas. Caso seja possível, grave sempre com auxilio da luz natural.

Como Produzir o Vídeo Perfeito – Edição

A gravação de um vídeo perfeito exige um processo de pós-produção a altura de um conteúdo de qualidade. Por mais que os pontos citados sejam respeitados, as chances de intercorrências são uma realidade.

Separamos alguns programas ideais para edição, do iniciante ao avançado, para todos os tipos de usuários, são eles:

  • Movie MakerWindows Movie Maker é um programa para edição de vídeos para iniciantes, gratuito, de interface simples ideal para iniciantes. Contudo, este editor não está disponível para Windows 10.
  • iMovie – O iMovie é o equivalente da apple, um programa para iniciantes em edição, compatível com 4k e interligado a outras plataformas da maçã, como Iphone e Ipad.
  • CamtasiaCamtasia é um editor intermediário muito utilizado entre editores e produtores de vídeos profissionais, ideal para vídeo aulas e tutoriais, possui função de captura de tela. Tem um período de testes gratuito, contudo é necessário pagar para continuar usando a plataforma.
  • Adobe Premiere – O Adobe Premiere está incluso no pacote de produtos da Adobe, compatível com Windows e Apple, o Premiere trabalha complementando outros programas como o After Effects, por esse motivo é ideal para usuários avançados.

A produção de vídeos perfeitos, de alta qualidade não é um trabalho simples, diversos tipos de produções como vídeos institucionais, comerciais ou animações em 2D e 3D requerem muita atenção em todos os passos e muitas vezes para alcançar um resultado satisfatório é importante contar com um auxilio de profissionais. A DP2 é uma produtora de vídeos profissional, especializada na produção de vídeos perfeitos de todos os tipos. Entre em conosco para maiores informações.