Em uma estratégia de marketing de conteúdo, é necessário fornecer informações importantes e relevantes para os potenciais clientes, de modo que eles possam atingir o próximo estágio do funil, ou seja, evoluir até que se tornem clientes e defendam aquela marca.

Esse conceito de marketing de conteúdo pode não ser ainda tão conhecido como o do marketing tradicional, mas não há dúvidas de que ele é altamente eficiente e ocupará um lugar de cada vez mais destaque nas empresas, já que o universo digital está revolucionando cada vez mais o mundo.

Porém, quando se fala sobre conteúdo e sobre a transmissão de informações, muitas pessoas podem associar apenas a textos e imagens, o que está errado. A criação de conteúdo pode (e deve) ser feita também na forma de vídeos.

Descubra como as estratégias de marketing para atrair clientes podem fazer uso dos vídeos e como a sua empresa pode largar na frente em relação a esse tipo de marketing!

Como os Vídeos Podem Ajudar no Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem bem diferente do marketing. Basicamente, ao invés de tentar vender um produto ou serviço, ele dá uma série de informações para as pessoas, de modo que elas percebam que precisam daquele produto ou serviço e aprendam os motivos disso.

Então, é como se o marketing convencional oferecesse a venda de uma cadeira para escritório, enquanto o marketing de conteúdo mostrasse quais são as vantagens de ter uma cadeira para escritório confortável, o que pode influenciar na saúde do profissional, em sua produtividade e também na autoestima.

Ou seja, são utilizadas estratégias de marketing para atrair clientes que os façam perceber a necessidade daquele produto ou serviço, como ele pode mudar suas vidas para melhor e proporcionar inúmeras vantagens.

Portanto, se você gostaria de saber como aumentar as vendas da sua empresa fazendo vídeos, encontrou nesse tipo de marketing uma excelente alternativa, que pode gerar resultados reais e duradouros.

Como Posso Usar Vídeos nas Estratégias de Marketing Para Atrair Clientes?

Você pode até pensar que a criação de um vídeo marketing seja a solução ideal, mas não necessariamente. O apelo do vídeo marketing é mais comercial, ao passo que os vídeos para marketing de conteúdo são mais informativos, sem a intenção direta de vender um produto ou serviço, mas sim implícita.

Se entre as muitas vertentes do marketing conteúdo seja aquela que você deseja utilizar na sua empresa, então é importante conferir algumas dicas de como executar essa estratégia. Assim, você já poderá começar a planejar e colocar o processo em prática.

1 – Faça um Tutorial

Hoje em dia, saber como fazer um tutorial em vídeo já não é mais um charme ou uma regalia, e sim praticamente uma necessidade para as empresas que desejam instruir os seus clientes. Não por coincidência, o marketing de conteúdo se relaciona muito bem com vídeos de tutorial.

A cada dia que passa, mais pessoas pesquisam por tutoriais de tudo o que se possa imaginar na internet, desde como fazer um bolo de cenoura, passando por um tutorial de maquiagem para festas à noite e podendo chegar até em como consertar a bobina de um motor.

Basicamente, não existem limites para um vídeo tutorial. Se você quer encantar seus clientes e mostrar como um produto ou serviço da sua empresa pode ser bom, ele pode ser demonstrado no vídeo, em um dos passos do tutorial. Assim, será ativado um gatilho na mente do espectador: “Eu preciso disso!”

2 – Conte Uma História

Uma das técnicas da criação de conteúdo é conhecida como “storytelling”. Ela consiste em, como o seu próprio nome indica, contar uma história, que cative o leitor e faça com que ele se sinta parte dela.

Ao utilizar essa técnica, as chances de conversão (fazer com que o potencial cliente tome a ação desejada, seja o preenchimento de um formulário, a inscrição em uma lista de e-mails, a compra de um produto ou a contratação de um serviço) são muito maiores.

Histórias mexem com o emocional dos espectadores, e todo mundo sabe que as emoções possuem um papel muito importante na tomada de decisões. Por isso, nesse tipo de marketing conteúdo deve ser de alta qualidade, mas a forma com a qual ele é apresentado também conta muito.

Os vídeos são perfeitos para isso: é muito mais simples e eficiente contar uma história mediante o uso de recursos visuais e sonoros do que apenas com uma dessas alternativas. Para que ela seja bem contada, porém, é imprescindível saber como fazer um roteiro de vídeo, para que a história tenha começo, meio e fim e seja cativante.

Então, use e abuse do chroma key para vídeos, entenda quais são as melhores técnicas de iluminação para vídeos, escolha as que forem mais adequadas para o tipo de história que você deseja contar e pronto!

3 – Forneça Informações Relevantes

Você não gosta de assistir a um vídeo chato, ou ler a um texto que parece que não agrega nada na sua vida. Pior ainda quando parece que você sabe mais do que a pessoa que fez a criação de conteúdo.

Por isso, quando você pensar nas estratégias de marketing para atrair clientes, é imprescindível que o conteúdo compartilhado seja relevante e interessante.

É bem fácil saber isso: será que se você fosse o potencial cliente, se interessaria em assistir ao vídeo? Ele agregaria alguma coisa de importante na sua vida? Você aprenderia algo? Se a resposta for positiva, então siga em frente.

Se você tiver respondido a alguma pergunta de forma negativa, pense em mudar alguma coisa. O intuito é de, sempre, agregar alguma coisa a quem assiste. Caso contrário, a tentativa terá sido em vão.

Quando Posso Começar Com a Criação de Conteúdo em Vídeo?

Hoje mesmo! Você não precisa esperar até ser um mestre, que sabe de todas as técnicas sobre como fazer vídeos para o YouTube e possui os melhores equipamentos fotográficos do mercado.

Você pode até mesmo fazer um vídeo no celular com qualidade profissional, ou seja, não é obrigatório que tenha equipamentos de última geração. Basta que você seja persistente e nunca se esqueça que o intuito é o de fascinar e cativar os potenciais clientes.

É claro que é muito mais fácil atingir esses objetivos quando você recorre a uma produtora de vídeo profissional. Assim, você terá todo o suporte necessário para a criação de um roteiro, a filmagem de todo o conteúdo, a edição e a renderização do vídeo.

A DP2 é a produtora perfeita para o que você precisa. Com os nossos serviços, você terá tudo aquilo que precisa para ingressar no mundo do marketing de conteúdo e, mais do que isso, fazer a diferença perante a concorrência.