Dominar técnicas de iluminação para gravar vídeos, significa ter a certeza de uma produção com qualidade elevada. A iluminação é um dos componentes mais importantes de um vídeo com ela é possível determinar o foco, destacar objetos de cena e atores e direcionar o olhar.

Neste texto iremos apresentar algumas técnicas de iluminação para gravar vídeos cruciais para dar o aspecto profissional a qualquer gravação, mesmo que você não tenha experiência na área.

Técnicas de Iluminação Para Gravar Vídeos – Equipamentos

Antes de entendermos como utilizar a iluminação de diferentes pontos, devemos saber qual o propósito dos principais equipamentos de trabalho, são eles:

1.Luz Principal

A luz principal vai determinar o conceito da iluminação, ela é a luz mais forte da cena, responsável por projetar as sombras no cenário e no rosto do objeto filmado, ela pode ser posta em qualquer local da cena para determinar o foco. Porém, em alguns casos, pode haver uma motivação na cena, como um abajur, janela ou até mesmo a luz do sol, nestes casos o ideal é que a luz principal seja posta na mesma posição da motivação.

O Sungun pode ser usado como luz principal, pois ele fornece uma luz amarelada e forte que ilumina o objeto em todo o setup.

2.Luz de Preenchimento

A luz de preenchimento é a responsável por controlar o contraste. A luz principal gera uma sombra forte, com contornos bem definidos, a luz de preenchimento vai controlar o contraste controlando a intensidade da luz para determinar a quantidade das sombras, mais suaves ou não. O softbox é o equipamento mais utilizado para conseguir este tipo de efeito, quanto mais forte a luz de preenchimento mais suave será o contraste de luz e sombra, afastando o equipamento obtém-se o resultado oposto.

Luz de Preenchimento – Led

A iluminação em led tem a mesma função que o softbox, controlar o contraste de luz e sombra, porém com uma qualidade superior, dando contornos mais profissionais as gravações.

4.Contra Luz

A contra luz é posicionada atrás do ator, para separá-lo do fundo e dar mais volume a cena. Ela pode ser posicionada ao lado oposto, no centro, ou do mesmo lado da luz principal, depende apenas do que você quer da cena. O Ideal é utilizar a luz dura para que foque apenas no objeto de destaque, evitando que pegue na lente da câmera.

5.Rebatedor e Difusor

O rebatedor é usado para ajudar a aproveitar a luz principal, artificial ou natural, direcionando a luz e tornando-a mais suave e natural. O rebatedor pode ser usado em contra posição a luz principal para amenizar o contraste, sombras, ou reflexos, entre outras situações.

O difusor por sua vez atua como filtro para luz, muitas vezes suavizando a luz e amenizando as luzes duras.

6.Técnicas de Iluminação Para Gravar Vídeos – Composição

Agora que entendemos como utilizar os principais equipamentos para as técnicas de iluminação para gravar vídeos, é hora de descobrir como compor a iluminação da cena em diferentes setups.

7.Iluminação de 3 Pontos

Uma das técnicas de iluminação para gravar vídeos mais utilizada, a iluminação de três pontos consiste em deixar a iluminação principal a 45º graus do objeto, em altura superior, para esconder as sombras geradas. O softbox é posicionado a 45º graus, mas do lado oposto da luz principal. Enquanto a contra luz é posta no fundo do cenário virada para cima, para promover o destaque do fundo.

Esta técnica é extremamente difundida, pois garante em ambientes controlados a qualidade da iluminação para qualquer gravação.

8.Iluminação com 1 Refletor de Luz Dura – Frontal

Siga o mesmo principio da iluminação de 3 pontos, coloque o refletor de luz dura a 45ºgraus do objeto, em altura superior para ocultar as sombras, pois é assim que vemos as pessoas no dia a dia e posicione rebatedor do lado oposto ao refletor para equilibrar as sombras.

9.Luz Natural

A luz natural é excelente, forte e bonita, porém não é possível ter muito controle com ela, por esse motivo ela é difícil de lidar, você pode utilizar a luz natural de uma janela, por exemplo, e equilibrar a iluminação com um softbox do lado oposto a 45º graus e outra luz como led para fazer o backlight, mesmo princípio da iluminação de 3 pontos, mas utilizando a janela como luz principal.

10.Fundo Branco e Fundo Preto

Para acertar na iluminação em fundo branco ou preto, o truque está na intensidade da luz, para fundo branco, o ideal é utilizar a iluminação com pouca intensidade. Em setups com o fundo preto o melhor é utilizar a iluminação com muita intensidade para garantir um destaque e iluminação ideais.

Ao pé dá letra, não há uma regra a ser seguida, mesmo que a composição não siga as dicas o que realmente importa é ter o equilíbrio ideal da luz, para evitar que a imagem fique granulada e garanta que a gravação fique de alta qualidade. Para alcançar estes objetivos é importante ter um estúdio, ou espaço de gravação controlado, o que nem sempre é possível, por este motivo é importante contar com uma produtora de vídeos com a DP2 capaz de oferecer uma produção com a qualidade de imagem perfeita.