A expressão Twitter vídeo pode até parecer um pouco estranha, já que a primeira lembrança que vem à mente quando se fala dessa rede social são os tweets com 140 caracteres. Porém, essa é uma excelente forma de proporcionar um engajamento maior entre o perfil e o público.

O fato de as mensagens serem muito curtas muitas vezes faz com que os usuários não tenham tempo suficiente para expor aquilo que desejam, e não é todo mundo que tem paciência para postar vários tweets apenas para concluir um pensamento. É exatamente aí que entra o Twitter vídeo.

Qual a Importância do Twitter Vídeo?

Além de ser uma possibilidade de falar mais sem precisar dividir a mensagem, os vídeos são muito mais interativos do que os textos e imagens. Portanto, as chances de que o público fique engajado são muito maiores.

Além disso, uma pesquisa publicada no blog do Twitter mostrou que os vídeos no Twitter são uma ferramenta poderosa de engajamento: tweets com vídeos geram 2,5x mais respostas, 2,8x mais retweets e 1,9x mais favoritos, entre vários outros fatores.

Confira as 10 melhores dicas para aumentar o engajamento do Twitter vídeo, ter um perfil mais interessante e até mesmo ganhar seguidores no Twitter de uma forma natural. Só não se esqueça de que essas dicas são para vídeos criados no Twitter, e não compartilhados de outras redes sociais.

1 – Seja Espontâneo

A espontaneidade é uma característica muito marcante em todo tipo de vídeo, e isso não é diferente no Twitter, que geralmente é uma rede social usada para que as pessoas mostrem sua personalidade, de uma maneira direta e rápida.

Por isso, não é preciso fazer um roteiro de cinema: caso se sinta confortável, abra o aplicativo e comece a gravar o que vier na sua cabeça. Com certeza, muita gente vai concordar com a sua opinião.

2 – Prefira o Simples

As dicas de como fazer vídeos para o YouTube são bem diferentes das adotadas para o Twitter. Enquanto a rede social do Google demanda vídeos mais elaborados e complexos, a proposta do Twitter é diferente, portanto também deve demandar uma estratégia diferente.

Não tem problema se você não tiver equipamentos de ponta: invista apenas em um conteúdo legal e espere pelos retweets.

3 – Chame a Atenção

Essa dica para Twitter vídeo pode parecer um tanto quanto óbvia, mas é muito importante que ela seja citada. De acordo com a pesquisa citada acima, apenas 11% das pessoas pesquisam um vídeo que querem encontrar, enquanto 70% assiste aos vídeos que aparecem no feed.

Por isso, é importante que a pessoa bata o olho e já se interesse pelo conteúdo. Logo, é essencial que ele seja chamativo, principalmente na thumbnail e no comecinho do vídeo, que é o que aparecerá para mais usuários.

4 – Use as Melhores Hashtags

O Twitter, sem sombra de dúvidas, é a rede social dos hashtags. Depois que ele começou a ser utilizado é que as hashtags invadiram as outras redes sociais.

Por isso, se você quer que seu vídeo apareça para mais pessoas, use as hashtags certas. Dê uma olhada nos trending topics e, se você encontrar algum assunto com o qual se identifica ou que conhece bastante, use essa hashtag.

5 – Siga Personalidades e Influenciadores Digitais

Geralmente, pessoas famosas e com muitos seguidores no Twitter lançam tendências na internet, sejam elas hashtags, tipos de vídeos ou os famosos desafios. Por isso, é uma boa seguir esses perfis, para ficar sabendo daquilo que chama mais atenção.

Porém, mesmo que você se baseie neles, não se esqueça de ser original, já que ninguém gosta de conteúdos duplicados e repetidos.

6 – Pense no Público que Acessa Pelo Celular

De acordo com a mesma pesquisa, 90% das visualizações de vídeos no Twitter vêm de dispositivos móveis. Você também deve levar isso em consideração na hora de criar seus conteúdos.

Tente pensar em um Twitter vídeo que seja rápido e direto, já que os celulares contam com planos de dados limitados. Se for o caso, faça apenas uma introdução do vídeo no Twitter e direcione os interessados a assistir o vídeo completo no YouTube, por exemplo.

7 – Pense em Tópicos Mais Amplos

Nada te impede de fazer um vídeo mais segmentado, como um conteúdo focado especialmente em advogados ou em ambientalistas, por exemplo. Porém, assuntos mais restritos geralmente não tem um poder de compartilhamento tão alto.

Por isso, uma boa estratégia é a de criar conteúdos que sirvam para todas as pessoas. Assim, o vídeo poderá alcançar mais usuários e você poderá até mesmo ganhar mais seguidores no Twitter.

8 – Se Precisar, Faça Algumas Edições no Vídeo

É claro que você não precisa fazer um vídeo no celular com qualidade profissional, mas algumas edições mais simples, como cortes e algumas correções de brilho e de cor não fazem mal a ninguém.

Se você tiver terminado o vídeo e não tiver gostado do resultado final, utilize algum aplicativo de edição de vídeos. Pode ser o que já existe no seu celular ou algum da loja de aplicativos. Assim, a qualidade será ainda maior.

9 – Chame os Espectadores Para Alguma Ação

Existe um conceito no marketing que se chama CTA (Call-to Action). A definição desse termo é realmente uma chamada para ação, assim como mostra sua tradução literal.

Em termos práticos, você deve convidar os espectadores do vídeo a fazer alguma coisa, seja retweetar o vídeo, comentar alguma coisa ou então usar alguma hashtag nas suas postagens, por exemplo. Além de deixar o vídeo interativo, essa é uma forma que pode ser utilizada para acompanhar mais de perto os resultados gerados por ele e ganhar mais alguns seguidores no Twitter.

10 – Não Desista da Primeira Vez

Pode ser que seu primeiro Twitter vídeo não traga resultados muito bons. Porém, não é por isso que você deve desistir: muito pelo contrário!

Depois de já ter gravado uns 2 ou 3 vídeos, você poderá comparar seus resultados e ver qual deles se saiu melhor. Então, poderá falar sobre um assunto parecido ou fazer aquela CTA que cativou a audiência, entre várias outras coisas que podem ser feitas.

A persistência é uma das chaves para o seu sucesso. Por isso, continue tentando, pois uma hora você vai obter excelentes resultados.

Invista no Twitter Vídeo Agora Mesmo

Ficou claro que o Twitter não é uma ferramenta limitada a apenas 140 caracteres: ele pode ir muito além disso com o uso de vídeos. Por isso, se você quiser melhorar sua presença nessa rede social, não deixe de adotar essa estratégia.

Se você deseja um vídeo desenvolvido com qualidade profissional, então a melhor alternativa é optar por uma produtora de vídeo, como a DP2 Comunicação, que pode ajudar você ou sua empresa a obter os melhores resultados possíveis com o Twitter vídeo.