Assistir um vídeo deixou de ser uma simples atividade. Atualmente, os usuários buscam novos formatos e viver experiências de maneiras diferentes através da tela do computador ou na tela do smartphone.

A sensação de participar do que está sendo assistido é uma das exigências do usuário. Por isso, a ferramenta de vídeo em 360º se tornou tendência no mundo digital e utilizado por empresas de todos os setores.

Uma simples observação no Facebook para encontrar vídeos em 360º para explorar paisagens e ambientes em todas as suas dimensões e se sinta parte da experiência do local.

Se os usuários estão utilizando este recurso, está na hora de saber como fazer vídeo em 360º para sua empresa aproveitar as vantagens dessa ferramenta e impulsionar seu produto ou serviço.

Antes de saber como fazer vídeos em 360º, é preciso entender são as melhores opções de câmera de captura do mercado:

  • Ricoh Theta – Este é o modelo mais famoso para captura de imagem em 360º. A câmera utiliza duas lentes olho de peixe para registrar a cena em 1080p e 30fps e ainda pode ser usada como webcam.
  • Bublcam – Este dispositivo possui mais câmeras que gravam até 1440p. Ao gravar vídeos em 360º é possível eliminar pontos cegos e capturar a cena por completo. É possível controlar a câmera através de um aplicativo para celular.

Além de um dispositivo de alta qualidade para a produção de vídeos em 360º, é necessário uma edição de alta qualidade. Existem algumas opções de editores de vídeo para este segmento:

  • Kolor Autopano – Esta plataforma é capaz de editar vídeos em alta resolução com muita facilidade. O processo de renderização é rápido e permite um produto final em alta qualidade.
  • VideoStich – Plataforma gratuita que deixa marca d’agua no produto final. Entre as configurações: prévia em tempo real, calibração automática, renderização rápida.

Como usar vídeo em 360º?

Usada por grandes mídias como The New York Times, Wall Street Journal e Associated Press, o vídeo 360º pode ser uma estratégia para promover seu serviço, produto ou marca.

Através da técnica de vídeo imersivo (mostra de todos os pontos de vista de uma cena) é possível mostrar os detalhes da funcionalidade, cor e tamanho de seu produto. Em casos de serviços, o usuário tem a oportunidade de observar os detalhes e o resultado final da forma desejada.

Vantagens do Vídeo 360º

  • O usuário tem melhor visão do seu produto ou serviço;
  • Interatividade com o Cliente – O cliente pode escolher observar o detalhe que mais o interessa: tamanho, cores, funcionalidade e versões;
  • Menos Custos e Trabalho de Produção – A produção tradicional exige movimentos da câmera para a captação de diversos ângulos. Com o vídeo em 360º esta preocupação não existe e você ainda pode economizar com equipamentos.

Como Fazer Vídeo em 360º?

Agora que você já sabe quais são as tendências e vantagens, está na hora de saber como fazer vídeos em 360º para o seu negócio:

  • Antes de ligar a câmera, trace seus objetivos. Crie um roteiro para identificar todos os pontos que deseja trabalhar para fazer um vídeo em 360º de maneira efetiva;
  • Lembre-se que neste recurso não existe “por trás da câmera”. Todo o cenário faz parte da captação de imagem. Certifique-se que nenhum imprevisto ou falha aconteça;
  • Pense como o espectador. Sua ideia é mostrar um produto? Como seus funcionários realizam um serviço? A estrutura e espaço de sua empresa? Pense quais detalhes e funções interessam para o usuário e explore com este recurso;
  • Publique em todas as plataformas – A grande parcela de usuários utiliza o Youtube como principal plataforma de visualização de vídeos. Aproveite para explorar o envio de vídeos pelo Whatsapp.

Por isso que você já sabe todos os processos de uma produção de vídeo em 360º, basta que procure uma produtora de vídeos especializada neste tipo de serviço e possua grande experiência no mercado para produzir seu vídeo em 360º com a devida qualidade.