Você já reparou nas cores das cenas do seu filme favorito? Já observou que as cenas mais tristes possuem cores mais escuras, opacas e com pouca luz? Esta técnica chama psicologia das cores.

Mas Afinal, O Que é Psicologia das Corres?

Psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como o nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. A influência das cores pode ser observada na publicidade, na decoração de cenários, na composição de cenas de filmes, na moda e em nosso comportamento.

Os primeiros estudos sobre as cores tiveram seu início em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores.

Muitos anos depois, o cientista Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor” como conhecemos até hoje. Segundo a teoria, a cor não depende somente da luz e do ambientem, mas também da percepção que temos do objeto.

A identificação de uma cor é subjetiva, assim como as sensações que as cores transmitem. Por exemplo, as cores quentes como vermelho, amarelo e laranja são estimulantes aos olhos. As cores frias azul, roxo e verde são vistas como cores calmantes e suaves.

Psicologia das Corres na Produção de Vídeos

  • Vermelho – O vermelho é estimulante e transmite paixão, erotismo e sensualidade. É a cor mais quente que existe. Simboliza a vitalidade, o fogo e pode transmitir a sensação de perigo. Estimula o aumento da frequência cardíaca e a aumenta a respiração.
  • Laranja – Representa o calor, o verão, alegria e juventude. Pode ser utilizada pelo mercado publicitário e marketing para transmitir confiança, otimismo e estimular a capacidade cognitiva.
  • Amarelo – Quente e brilhante, o amarelo já foi utilizado por diversas culturas para representar a divindade por ser a cor do sol. Transmite alegria, desperta a criatividade e pode excitar o organismo aliviando dores.
  • Verde – A cor verde é muito utilizada para representar a esperança e fertilidade. Tem funcionalidade hipnótica, sedativa, sensação de calma e tranquilidade. É muito usada em comunicação de ambientes que cuidam da saúde.
  • Azul – Esta cor transmite paz e tranquilidade. Esta ligada a sensação de bondade, serenidade e paciência. Também é muito utilizada em ambientes que cuidam da saúde e na comunicação voltada para o público mais velho.
  • Roxo – O roxo é considerado uma cor que estimula a criatividade e a intuição. É considera da cor da realeza e do luxo.
  • Branco – A cor branca transmite paz, pureza e desperta a criatividade, entusiasmo e simplicidade.
  • Preto – A cor mais escura que existe transmite dor, tristeza e melancolia. Entretanto, a cor preta pode ser utilizado para transmitir mistério, poder e estilo.
  • Como usar as Psicologias das Cores?

    Como usar a psicologia das cores?
    A psicologia das cores é um método muito eficaz para atrair o público-alvo quando usado de maneira correta. A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos, com especialização na utilização da psicologia das cores em todos os tipos de produções com profissionais altamente capacitados.