Os vídeos para treinamentos são usados por indústrias, comércios e empresas de diversos segmentos para garantir que seus colaboradores sejam capazes de desempenhar suas funções com excelência, e podem utilizar uma grande variedade de métodos para garantir que todo o conteúdo seja absorvido.

Os treinamentos são uma excelente oportunidade para aumentar a eficiência de trabalho dos profissionais, seja em uma indústria ou no comércio, é extremamente importante que os colaboradores tenham total conhecimento das funções que devem desempenhar nas mais variadas situações.

Através do uso de vídeos para treinamentos é possível obter resultados de modo consideravelmente mais rápido do que métodos convencionais como livros e aulas sem o uso de recursos técnicos ou ilustrações em tempo real para demonstrar como funciona um determinado sistema ou conceito.

Quanto Tempo Duram os Vídeos Para Treinamentos?

Ao contrário do que muitos pensam, treinamentos não devem durar por longas horas, pois isto pode causar com que os funcionários percam a atenção na aula e assim eliminar grande parte do conhecimento que está contido no vídeo, de modo que encontrar um equilíbrio entre uma boa explicação e a duração dos vídeos.

Na maioria dos casos, estes vídeos têm uma duração inferior a uma hora, com a possibilidade de divisão do conteúdo em uma série de diferentes vídeos para garantir que todos os que estão presentes na aula possam absorver ao máximo as técnicas e conceitos abordados ao longo do vídeo.

5 Métodos Para Extrair o Máximo de Benefícios dos Vídeos de Treinamentos

  • 1.Tire Dúvidas – Ao longo da exibição da aula, é comum que os espectadores tenham dúvidas sobre o tema, principalmente nos casos onde os temas abordados são mais complexos, como sistemas de produção, configurações de equipamentos ou métodos de abordagem de clientes. Profissionais que têm dúvidas sobre como proceder nas situações de seu dia-a-dia podem causar grandes riscos tanto à saúde dos profissionais quanto à integridade dos equipamentos, que devido ao mal-uso podem apresentar um desgaste de modo acelerado quando comparado com o uso de modo correto.
  • 2.Use Animações – Em muitos casos, é impossível descrever de modo correto algo apenas através da fala, animações e gráficos são uma ferramenta poderosa para garantir a compreensão ou descrever perfeitamente como um sistema opera e todas as peças que um equipamento ou produto possui. Seja nas animações 2D ou animações 3D, é possível efetuar a representação de qualquer peça ou tema desde que os profissionais envolvidos na criação do conteúdo tenham o conhecimento necessário sobre o assunto, o que consequentemente facilita o processo criativo e aumenta a qualidade do conteúdo.
  • 3.Planeje o Conteúdo – Seja qual for o tipo de vídeo produzido, somente é possível obter o máximo da qualidade através do planejamento e execução de um projeto de produção, pois este planejamento irá ditar como todas as cenas ocorrerão, seja em termos de posicionamento de câmera, falas ou equipamentos. Contar com um diretor experiente é o melhor modo de garantir que o planejamento de produção ocorra de modo adequado, o que leva a maioria das empresas que necessitam deste tipo de conteúdo a contar com uma produtora de vídeos especializada em treinamentos.
  • 4.Vídeos em Alta Resolução – Uma boa resolução é essencial para a compreensão do conteúdo do vídeo, especialmente em casos onde há uma grande quantidade de informações na tela ao mesmo tempo, sendo imprescindível que a resolução do vídeo seja compatível com os aparelhos modernos como projetores e televisores. A resolução da imagem é decidida durante a gravação, de modo que os equipamentos de última geração são capazes de efetuar a produção de conteúdo em um formato compatível com as condições específicas de sua empresa, personalizando durante o processo de edição.
  • 5.Conte com uma Produtora Especializada – O único modo de se obter um vídeo que se encaixe perfeitamente em suas necessidades é através da contratação de uma produtora de vídeos, que conta com longa experiência no segmento para que o vídeo tenha a melhor qualidade possível.

A DP2 Comunicação conta com o que há de mais avançado em termos de tecnologia para a produção de vídeos para treinamentos, proporcionando vídeos da mais alta qualidade para empresas dos mais variados segmentos dentro de prazos curtos e com preços acessíveis.