Nós já sabemos que os vídeos são ótimas formas de compartilhar conteúdo, já que eles chamam mais a atenção dos espectadores do que imagens e textos. Porém, os vídeos emocionantes possuem um poder ainda maior de despertar atenção e cativar, o que pode ser ótimo para a sua empresa.

Não é à toa que os vídeos emocionantes vendem mais: eles atingem a audiência de uma forma diferente da de um vídeo convencional. Empresas que souberem aproveitar essa diferença podem se dar muito bem e ter um aumento bastante considerável nas suas vendas, desde que façam tudo da maneira correta.

Entenda por que os vídeos que emocionam podem ser utilizados como vídeos na estratégia de marketing de conteúdo ou até mesmo para quem se interessa em fazer vídeos para o YouTube.

Por Que os Vídeos Emocionantes São Tão Poderosos?

Existe um conceito que faz parte da psicologia que é chamado de inteligência emocional. Embora seja um aspecto não-cognitivo, não há dúvidas de que isso interfira na tomada de decisões de cada pessoa em seu cotidiano.

Por exemplo, é muito mais provável que você se sinta atraído por um vídeo emocionante em um comercial de mamadeiras, gravado com as melhores técnicas de iluminação para vídeos, do que mostrar as funcionalidades e diferenciais do produto. A emoção mexe muito com as pessoas, ainda mais em determinados segmentos.

É por isso que você deve utilizar os conceitos de inteligência emocional em todas as etapas da produção de vídeos para empresas, desde a etapa de fazer um roteiro de vídeo até a finalização do conteúdo.

Mas, afinal de contas, quais são os verdadeiros benefícios obtidos ao fazer um vídeo emocionante?

Quais São os Benefícios de um Vídeo Emocionante?

São várias as vantagens que a sua empresa poderá obter ao investir em vídeos que emocionam. Confira algumas das principais:

Maior Retenção do Público

Uma das partes mais importantes de um vídeo são os segundos iniciais, ainda mais hoje em dia, que mudar de um vídeo para outro não leva mais do que alguns segundos e um ou dois toques na tela.

Então, se você colocar uma mensagem emotiva logo no início, é muito provável que os espectadores se interessem e queiram assistir a todo o vídeo. Eles ficarão intrigados a respeito do que acontecerá, já que não é apenas uma questão racional, mas sim emotiva.

Então, fazer uso da inteligência emocional em vídeos pode fazer com que as pessoas assistam ao vídeo, que é o principal objetivo.

Envolvimento Com a História

Imagine um filme de terror, em que você acompanha os primeiros passos do personagem, o seu desenvolvimento na história e, então, se depara com um momento assustador: será que o protagonista conseguirá sobreviver?

Os vídeos emocionantes contam com essa característica: as pessoas que assistem realmente sentem que fazem parte da história. O filme de terror foi apenas um exemplo, mas qualquer tipo de emoção ligará os espectadores à história.

Com isso, você pode construir um elo que será muito importante para gerar a conversão das pessoas que assistirem ao vídeo. Se o filho da personagem que aparece no vídeo conseguiu dormir feliz com uma fralda inovadora, então o filho de quem estiver assistindo também conseguirá.

Ao gerar envolvimento com vídeos que emocionam, você conseguirá resultados excelentes.

Fortalecimento da Imagem da Empresa

Um vídeo emocionante pode até mesmo ser utilizado para que a audiência associe a imagem de sua empresa a alguma emoção, o que pode ser excelente para determinados segmentos.

Se você tem uma empresa de lazer cujo foco seja o de atrações espantadoras, nada melhor do que gravar um vídeo com sustos. Por outro lado, se você vende produtos que prometem revolucionar a vida dos usuários, então ver pessoas extremamente satisfeitas também associará essa imagem.

Ao fazer esse tipo de vídeos que emocionam, quando os espectadores estiverem com aquele sentimento, então é bem provável que se lembrem da sua empresa. Essa associação ficará bem forte em sua memória.

Abordagem Diferenciada

Tanto os vídeos publicitários quanto um vídeo de produto possuem a sua importância, mas pode ser que determinadas audiências já estejam um pouco saturadas desse formato mais apelativo. É aí que entra a eficiência dos vídeos emocionantes.

Você até pode ter vídeos com um viés comercial, não há problema algum nisso, mas quando eles contam com uma mensagem mais emotiva, a recepção por parte do público pode se tornar mais positiva e assertiva. Logo, pessoas que poderiam simplesmente fechar um vídeo totalmente comercial poderão assistir ao seu conteúdo.

Ao fazer isso, você poderá atingir um número ainda maior de pessoas, o que, por sua vez, aumenta as chances de que você receba leads qualificados.

Utilize Vídeos Que Emocionam Para Sua Empresa

Com todos os exemplos que foram passados, fica mais do que claro que um vídeo emocionante não é apenas algo bonito, divertido ou assustador, e sim uma ferramenta bastante poderosa para atingir a sua audiência de uma forma que elas não estão tão acostumadas, o que consequentemente gerará mais interesse.

Porém, esses vídeos precisam ser desenvolvidos com máxima qualidade, já que qualquer deslize pode afastar completamente as chances de conversão dos potenciais clientes. Logo, se faz muito importante o auxílio de uma empresa especializada.

A DP2 é uma produtora de vídeo bastante experiente, que conta com uma equipe especializada em todas as áreas da produção de vídeos, como roteiristas, diretores de arte, diretores de vídeo e outros. Conte conosco para o planejamento e a gravação dos vídeos emocionantes e obtenha resultados fantásticos!